Professor Édio Luiz Petroski tem grande contribuição na área da cineantropometria.

Treino_em_FOCO_édio_luiz_petroski

Quais as formações do professor Édio Luiz Petroski?

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 1978. Depois obteve o título de mestre em Educação Física pela também pela Universidade Federal de Santa Maria em 1985. Ainda tem o título de doutor em Educação Física pela mesma Universidade Federal de Santa Maria no ano de 1995. Além desses títulos citados acima tem um Pós-Doutorado – Universidade de Montreal (Canadá), 2004 e Faculdade de Motricidade Humana (Portugal), 2011.

Vinculado a esses títulos o professor Édio Luiz Petroski é antropometrista Nível 3 – Instrutor (International Society for the Advancement of Kinanthropometry ISAK). Líder do Grupo de Pesquisa em Cineantropometria & Desempenho Humano e Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cineantropometria, atuando principalmente nos seguintes temas como:  adolescentes, composição corporal, antropometria, atividade física e aptidão física.

Qual o livro que levou o professor Édio Luiz Petroski a ser mais conhecido na Educação Física?

Vários profissionais de educação física conhecem o professor Édio Luiz Petroski pelos seus dois livros escrito na área de cineantropometria (título: Antropometria técnicas e padronizações), ou seja, em medidas de avaliação da composição corporal. Nestas obras ele (Édio Luiz Petroski) aborta questões como quais e como manusear os diferentes instrumentos de medida, como realizar as mediadas de perímetro, dobras cutâneas, comprimentos e largura da corpo humano. Desta forma, essas passam a ser obras essenciais para os profissionais de educação física adquirirem para execução de avaliação morfológica.

Treino_em_FOCO_édio_luiz_petroski

Além disso, o professor Édio Luiz Petroski desenvolveu em seu mestrado e também doutorado diferentes equações preditivas para a estimativa do percentual de gordura, tanto para homens como mulheres. Portanto, se pode identificar que tanto por ter escrito os livros e ter desenvolvido diferentes equações preditivas o professor Édio Luiz Petroski tem uma grande contribuição para a educação física, principalmente na área da cineantropometria.

Alunos, assistam a vídeo aula!!!