Quais as formações do professor Alex Souto Maior?

É Doutor e Pós Doutor em fisiologia pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ). Possui mestrado em engenharia biomédica pelo Instituto de pesquisa e desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba (IP&D/UNIVAP). Além disso, especialista em treinamento de força pela Universidade Gama Filho (UGF) e possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco.

Qual sua área de atuação atualmente?

Atualmente atua no programa de pós graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Ciências da Reabilitação do centro universitário Augusto Motta (UNISUAM). Também ministra  palestras e cursos em diversas regiões do país, sobre treinamento de força, controle de carga de treinamento, desempenho físico, sistema cardioendócrino e atividade física, atividade física para grupos especiais e também de treinamento para lutas.

O professor Alex Souto Maior tem experiência na área de fisiologia do exercício e humana, além de experiência na área de bioquímica aplicada ao exercício físico. Diante dessas experiências tem as seguintes linhas de pesquisas: treinamento de força e reabilitação cardíaca, sistema autonômico cardíaco, eletrofisiologia cardíaca, respostas cardiovasculares e endócrinas no esforço e fatores de risco cardíaco associado ao uso de esteróides androgênios anabolizantes, exercício físico e oclusão vascular.

Além disso, o professor Alex Souto Maior tem passagem por alguns clubes de futebol de campo como o Clube de Regatas Flamengo, onde atuou como fisiologista do exercício. Um dado interessante, é que no ano (2016) que trabalho no Flamengo a equipe foi a que teve menor índice de lesões.

Quais os livros que o professor Alex Souto Maior escreveu?

A sua principal obra tem como título Fisiologia dos Exercícios Resistidos, e que está na sua segunda edições. Com uma escrita de fácil entendimento e extremamente cientifico a obra traz pontos básicos como a adaptações neural, resposta cardiovasculares, resposta respiratória e também capítulos como descrição dos diferentes sistemas de treino, treinamento com oclusão entre outros.

Portanto, entendemos que é um livro extremamente importante para os profissionais que atuam nas salas de treinamento resistidos com pesos.

Alunos, analisem a vídeo aula.