João Moura

    Ao me concentrar para escrever o presente texto me questionei: o que escrever no quadro OPINIÃO QUALIFICADA no segundo dia do novo ano que inicia? Certamente o conteúdo não poderia desviar da temática da nossa proposta, ou seja, treinamento deve ser a pauta. Então pensei: como o “treinamento físico” é visto no começo de ano? Apontei algumas possíveis respostas a partir de frases que, repetidamente, ouço das pessoas ano após ano:

– esse ano vou me dedicar… vou começar a fazer exercícios;

– começo para valer a minha dieta esse ano e vou emagrecer;

– vou cuidar de mim, vou fazer exercício mudar minha dieta e parar de fumar serei outra pessoa.

                Bem o que vejo ano a ano? Promessas e mais promessas, mas na maioria das vezes somente promessas. Se estas promessas de ano novo lhe parecem familiar… que seja… faça suas promessas. Na verdade o que lhe estou pedindo, ou melhor, lhe orientando, é que cuide muito bem de suas promessas… e cuidar bem significa cumpri-las.

                Leve a sério que foi prometido. Comesse realmente a praticar exercícios físicos. Você não gosta? Odeia exercício físico? Busque orientação profissional. Hoje existe uma variedade enorme de modalidades de exercícios a praticar, certamente uma delas você irá gostar.

                Se seu intuito é emagrecer… leve a sério. Controle a dieta, eu não disse passar fome… eu disse controlar a dieta. Associado a isso procure tornar seu dia a dia mais ativo fisicamente subindo escadas, indo a pé na padaria da esquina, brincando com seus filhos, enfim… movimente-se, isso aumentará seu gasto calórico e com certeza ajudará no processo de emagrecimento. Ainda, comece a fazer exercícios físicos ou uma pratica esportiva… qualquer prática esportiva… ela irá contribuir.

                Agora, um “detalhe” importante:

FAÇA POR MERECER!

           Tenha consciência que há um “preço” a pagar para fazer exercícios e emagrecer ou melhorar a sua estética… SEU EMPENHO PESSOAL, SUA DISCIPLINA, traduzindo, SEU COMPROMETIMENTO.

            Talvez o menor valor a ser “pago” seja o primeiro passo, organizar seu tempo. NÃO FIQUE SÓ NA PROMESSA, em 2014 a história (promessas) irão se repetir? Por quantos anos irão se repetir?

PENSE, AVALIE, ORGANIZE-SE E TENHA UMA AÇÃO DIRECIONADA E POSITIVA.

            Um feliz 2013 a todos os nossos leitores do Treino em FOCO. Continuem nos acompanhando, divulguem o nosso trabalho a amigos, colegas e familiares, nosso objetivo continua sendo gerar informação com conteúdos qualificados para todos os praticantes de exercícios físicos e motivar os não praticantes a iniciarem a exercitação corporal.

         Temos um cronograma de postagens informativas por texto ou vídeo realizados pela equipe Treino em FOCO ou por nosso colunistas com várias temáticas abordadas desde corridas de rua até maromba de academia, do iniciante ao avançado. Faça o NEWSLETTER conosco e receba diariamente nossas informações no seu e-mail pessoal.

Feliz 2013! Sucesso!

Prof. Dr. João Moura