No processo da estética corporal é muito comum as pessoas desejarem o AUMENTO DE VOLUME MUSCULAR (AVM), isto é, aumentar a quantidade de massa muscular para que o relevo corporal torne-se mais bonito esteticamente. Para o AVM já está bem documentado na literatura específica que o processo de hipertrofia muscular ocorre de forma significativa.

Mas o que é a hipertrofia muscular?

     O processo de hipertrofia é o aumento da fibra (célula) muscular, ou seja, a fibra aumenta a quantidade protéica intracelular e, como conseqüência, o seu diâmetro também é aumentado.  Se uma grande quantidade de fibras musculares hipertrofiarem em um determinado músculo, este irá aumentar o seu volume, e em última análise, melhorará a estética corporal. Entretanto, o AVM também pode ocorrer por hiperplasia.

O que é hiperplasia muscular?

     Hiperplasia é um processo de divisão celular onde uma célula origina, através de um processo de divisão celular (meioses, mitoses, etc.), duas novas células. O processo de hiperplasia é comprovado, cientificamente, em células adiposas (adipócitos). Assim, em alguns casos, quando um indivíduo ganha massa gorda exacerbadamente haverá, paralelamente a esse processo, a hiperplasia nos adipócitos. Todavia, na fibra muscular especula-se que esse processo ocorra. Alguns dados científicos apóiam esta hipótese mas ainda é necessário mais estudo a respeito.