Você CONHECE a técnica de Anatomia Palpatória?
Está CURIOSO para saber como será o curso de Anatomia Palpatória?

Nesse trecho do curso de Anatomia Palpatória, será apresentado a MIOLOGIA da PAREDE ABDOMINAL, que é uma musculatura bastante explorada em estudos, tem grande importância ESTÉTICA e também FUNCIONAL. Lembrando que a parede abdominal é formada por QUATRO grupos musculares, são eles: Reto Abdominal, Oblíquo Externo, Oblíquo Interno, e Transverso Abdominal. A ordem na qual foi descrito os grupos musculares, é da ordem do mais externo para o mais interno.
O músculo TRANSVERSO do abdome é uma camada muscular que se encontra abaixo do reto abdominal, e abaixo dos oblíquos, e passa a ser IMPOSSÍVEL, conseguirmos palpar, já a camada de oblíquos externo e reto abdominal, são MÚSCULOS POSSÍVEIS de serem palpados.
Analisando o Reto Abdominal, notamos que ele tem a capacidade de exercer uma flexão TORACOLOMBAR, movimentando o tórax em direção a pelve, ou a pelve em direção ao tórax, e o reto abdominal também produz a RETROVERSÃO PÉLVICA. Lembrando que o reto abdominal tem ORIGEM nas COSTELAS, e INSERÇÃO será na região pubiana.
Com a técnica de Anatomia Palpatória quando o individuo por exemplo, se encontra deitado e relaxado em uma maca, podemos notar que o RETO ABDOMINAL não tem nenhum grau de tensão, ou seja está completamente relaxado. Agora solicitando ao individuo sem retirar a região lombar do solo, execute uma FLEXÃO TORACOLOMBAR, iremos notar mesmo visualmente que a musculatura de RETO ABDOMINAL entrou em ação, agora palpando a região do Reto Abdominal com o individuo em flexão toracolombar notamos um aumento da TENSÃO MUSCULAR, ou seja confirmando que o reto abdominal é mesmo FLEXOR TORACOLOMBAR.

Então SEGUIDOR do Treino Em Foco, não perca o trecho do curso de Anatomia Palpatória está IMPERDÍVEL.