O que é o plano sagital?

Na maioria dos livros o plano sagital é referenciado sobre a coluna vertebral. Assim, este “dividi” de forma imaginária o corpo em lado direto e esquerdo, ou hemisfério corporal direta e esquerdo. Entretanto, o plano sagital pode ser deslocado para uma articulação de interesse, e assim, analisar os movimentos que ocorrem nesta articulação neste plano.

Treino_em_foco_plano_sagital_cinesiologia_anatomia

Então, quais os movimentos que ocorrem no plano sagital?

Como mencionado acima no texto, para que o movimento articular esteja no plano sagital, o mesmo (movimento) deverá tangenciar esse plano. Assim, os movimentos que ocorrem no plano sagital são extensão e flexão do punho, cotovelo, ombro, cabeça, coluna, quadril, joelho e tornozelo. Desta forma, se pode entender que todos os movimentos de extensão e flexão nas articulações do corpo ocorrem no plano sagital.

Um ponto importante a salientar é que o movimento de anteversão (Tilt anterior) e retroversão (Tilt posterior) também ocorrem no plano sagital.

Treino_em_foco_plano_sagital_cinesiologia_anatomia

Mas, qual é o eixo do plano sagital?

Todos os movimentos que ocorrem no plano sagital terão como eixo o latero lateral. Ou seja, um eixo imaginário que “cruza” o centro das articulações de fora para dentro ou de dentro para fora.

Alunos, analisem a vídeo aula