Arco plantar e lordose lombar

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Você sente DORES LOMBARES?
Será que essas dores lombares, podem estar ASSOCIADAS a modificações no ARCO PLANTAR?
Qual a INFLUÊNCIA de um pé cavo, plano ou normais, na curvatura da lordose lombar?
E ainda, será que o arco plantar pode levar a MODIFICAÇÃO da curvatura de LORDOSE LOMBAR?

O estudo de hoje ANALISADO, teve como OBJETIVO avaliar a provável CORRELAÇÃO entre o arco plantar e sua característica, na INFLUÊNCIA da curvatura da LORDOSE LOMBAR e no aparecimento de dores lombares. Avaliaram-se 18 MULHERES com queixa de dor lombar, posteriormente foram submetidas a uma AVALIAÇÃO que constava de dados pessoas, avaliação ANTROPOMÉTRICA, avaliação do ARCO PLANTAR por meio da FOTOPODOSCOPIA, e avaliação da POSTURA do paciente por meio da metodologia BIOFOTOGRAMÉTRICA. Ambos utilizaram o software SAPO, que foi desenvolvido ESPECIFICAMENTE para avaliação postural, as voluntárias foram submetidas ainda a avaliação de DOR na REGIÃO LOMBAR, utilizando a ESCALA VISUAL ANALÓGICA (EVA). As voluntárias do estudo tinham a IDADE média de 30,45 anos.

Os RESULTADOS do estudo foram que: na AVALIAÇÃO dos PÉS verificaram OITO mulheres com PÉS PLANOS, SEIS com pés CAVOS e QUATRO mulheres com pés NORMAIS, todas as participantes relataram a presença de QUADRO ÁLGICO, ou dor, na REGIÃO LOMBAR da coluna vertebral, com os valores mais ELEVADOS de DOR para as mulheres que apresentaram os PÉS CAVOS. Foi verificado ainda que houve CORRELAÇÃO do ARCO PLANTAR com a ANGULAÇÃO de LORDOSE LOMBAR da coluna vertebral.
CONCLUÍMOS que: Mulheres que apresentaram PÉS CAVOS, apresentaram QUADRO ÁLGICO mais intenso. Também houve CORRELAÇÃO POSITIVA entre o PÉ PLANO e aumento na curvatura de lordose lombar, já o pé CAVO estava CORRELACIONADO a presença de RETIFICAÇÃO da curvatura de lordose lombar.

Então seguidor, não perca o análise de artigo de hoje, e tire todas suas dúvidas sobre está questão postural muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *