Para definir as doses de cargas dos esforços fortes e fracos (recuperativos) é necessário manipular as variáveis de tempo e distância no treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT.

treino_em_foco_HIIT_treinamento_intervalado_de_alta_intensidade

O treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT vem amplamente sendo realizado por várias pessoas. Esse método de treinamento vem sendo utilizado para emagrecimento, melhora na condição cardiovascular (aumento do VO2máx) entre outros objetivos. Porém, é necessário manipular minuciosamente as variáveis de tempo e distância no treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT para definir as doses de cargas forte e fraca que serão realizadas durante a sessão e com isso atingir os objetivos almejados.

Um forma de definir as doses de carga de esforço forte e fraca (recuperativa) é através da manipulação da distância percorrida em cada dose de carga de esforço forte ou fraca. Dessa forma, o personal trainer ou praticante por exemplo poderá realizar o treinamento intervalado e alta intensidade ou HIIt em um campo de futebol. Com isso no momento em que for realizar a dose de carga de esforço forte ele (personal trainer) ou o praticante poderá deslocar-se de um gol até o outro gol realizando uma corrida forte. Já para realizar a dose de carga de esforço fraco ele (personal trainer) ou praticante poderá descolar-se novamente do gol porém até a linha central do campo, realizando um trote. Essa é um posposta (não a única forma) para realizar a manipulação dose das cargas de esforço em uma sessão de HIIT.

No programa de hoje da série Treino em Foco HIIT apresentaremos para vocês seguidores as variáveis de tempo e distância no treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT.

Qual o objetivo do treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT?

O objetivo principal do treinamento intervalado ou HIIT é submeter o praticante a cargas de esforços altas e baixas dentro de uma mesma sessão de treinamento. Ou seja, em determinados momentos da sessão de treinamento o praticante realizará esforços pesados eleves do ponto de vista cardiovascular e neuromuscular.

Essas características descritas acima configuram um treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT. No último programa apresentamos como realizar o intervalamento de cargas numa sessão de treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT de forma leve a moderada por exemplo para um indivíduo iniciante (realizando caminhada).  Entretanto, no programa de hoje discutiremos questões sobre as variáveis de tempo e distância no treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT, ou seja como controlar uma sessão de HIIT através das variáveis de distância e tempo.

treino_em_foco_treinamento_intervalado_de_alta_intensidade_HIIT

Como manipular as variáveis de tempo e distancia no treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT?

Quando realizarmos uma programação de uma sessão de treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT é necessário que, obviamente, definamos as doses de carga de esforço das intensidades fortes e fracas (recuperativa) da sessão. Dessa forma, dentro dessas cargas de esforços fortes e fracas (recuperativa) que serão realizadas durante a sessão de HIIT deveremos saber qual a dose de esforço que será adotada dentro desses tempos de esforços fortes e fracos.

Para realizar esse controle da dose de carga de esforço dentro do trabalho forte e fraco durante a sessão HIIT, podemos manipular da distância percorrida. Ou seja, em um momento da sessão o praticante percorre uma distância maior caracterizando a dose de carga forte da sessão e em outro momento percorre um distância menor caracterizando a dose fraca (recuperativa) da sessão de treinamento.

Como pode-se realizar o controle das variáveis de tempo e distância no treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT, porém manipulando somente a variável distância percorrida?

Um forma de aplicar o treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT através da manipulação das doses de cargas fortes e fracas através da distância percorrida é por exemplo realizar o treinamento em um campo de futebol.

No momento da aplicação da carga forte da sessão de HIIT o praticante poderá percorrer o campo de uma extremidade a outro, ou seja, percorrer por exemplo de um gol até a linha central do campo. Chegando a linha central imediatamente o praticante deverá voltar ao início para fechar a dose de carga forte. Realizado essa dose de carga de esforço forte o praticante em seguida realizará uma dose de carga fraca. Para realizar essa carga de esforço o praticante deverá percorrer deslocando-se novamente do gol, porém agora até a linha central do campo realizando um trote e em seguida voltar ao local inicial caracterizando a dose de carga fraca. Ou seja, dessa forma será diminuindo a distância percorrida e com isso a dose de carga de esforço será menor.

Caso você ou seu cliente já encontre-se em uma melhor condição física pode-se aumentar a intensidade e volume da sessão de treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT aumentando a distância das doses fracas e fortes da sessão.

treinmamento_intervalado_HIIT_treino_em_foco_emagracimento

Como aumentar a intensidade e volume da sessão de treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT caso você ou seu cliente já encontra-se em uma boa condição física, manipulando a distância percorrida?

Caso você ou seu cliente encontre-se em um nível de condicionamento físico melhor e realizando a sessão de treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT com o intervalamento de cargas através da manipulação das distâncias percorridas descrito no texto acima esteja fraco para você ou seu cliente, uma forma intensificar o treinamento é manipular as variáveis de tempo e distância do treinamento intervalado de lata intensidade ou HIIT é aumentando a distância percorrida.

Dessa forma, pode-se realizar a dose de carga de esforço forte deslocando-se novamente do gol de um lado do campo, porém agora até o gol do outro lado do campo. Realizando novamente uma ida e uma volta forte. Em seguida para realizar a carga de esforço fraca o praticante poderá deslocar-se do gol até a linha central do campo realizando um trote, caracterizando assim a fase recuperativa da sessão. Com essa estratégia aumentara-se a intensidade e volume da sessão de treinamento intervalado de alta intensidade ou HIIT.

treino_em_foco_treinamento_intervalado_alta _intensidade_HIIT

Seguidor, não perca a vídeo aula de hoje e saiba como manipular as variáveis de tempo e distância no treinamento intervalado e alta intensidade ou HIIT.