Para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos trapézio e romboides deve-se produzir o movimento abdução escapular.

treino_em_foco_exercicios_alongamento_romboides_trapezio_

Devido aos seus posicionamentos de origem, inserção e sentido das fibras os músculos trapézio e romboides tem como principal ação produzir o movimento de adução escapular. Dessa forma, em virtude de um encurtamento excessivo dos músculos trapézio e romboides o indivíduo poderá desenvolver o desvio postural de retração dos ombros. Pois com esse encurtamento as escápulas serão projetadas em direção a coluna vertebral, com isso tracionando consigo a articulação glenoumeral ou o ombro para trás, assim, produzindo o desvio postural de retração dos ombros.  Diante disso, será necessário produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento (dependendo da intensidade e magnitude do desvio postural) para os músculos trapézio e romboides.

Quais os pontos de origem e inserção dos músculos trapézio e romboides?

O músculo trapézio está localizado anatomicamente na região posterior do tronco.  Seu desenho anatômico tem uma configuração triangular nas costas.  O músculo trapézio pode ser dividido em região superior, medial e inferior com isso cada região tem sua origem, inserção e movimentos específicos que produzirá.

trapézio superior tem sua origem localizada na região occipital e nas primeiras vertebras cervicais. Já sua inserção está localizada via tendão no bordo posterior da clavícula. Diante desse posicionamento pensando apenas no trapézio superior além de produzir o movimento de adução escapular em conjunto com as outras partes do músculo, ele (trapézio superior) tem o poder de produzir o movimento de elevação escapular e consequentemente dos ombros.

trapézio medial: esse músculo tem sua origem localizada nas apófises espinhosas da sétima vértebra cervical e nas primeiras vertebras torácicas. Já seus pontos de inserção estão localizados na borda interna do acrômio e na borda posterior da espinha da escápula. Trapézio medial tem o poder de produzir os movimentos de adução e retração dos ombros.

trapézio inferior: tem sua origem localizada nas apófises espinhais das últimas vertebras dorsais. Já seu ponto de inserção está localizado na extremidade interna das espinha da escápula. Diante do seu posicionamento de origem e inserção o músculo trapézio inferior tem como ação produzir os movimentos de adução e depressão escapular.

Um ponto importante a salientar é que todo o trapézio tanto sua parte superior, medial e inferior tem como ação produzir o movimento de adução escapular. Dessa forma, podemos entender que todo o músculo trapézio tem como principal função produzir o movimento de adução escapular, ou seja, aproximar as escápulas da coluna vertebral.

treino_em_foco_alongamento_exercicios_trapezio_romboides_flexionamento

Abaixo do músculo trapézio estão localizados os romboides menor e maior. O romboide maior tem sua origem localizada nos processos espinhosos de T2 até T5. Já sua inserção está localizada na borda medial da escápula, mais precisamente do início até o ângulo inferior da escápula. Devido ao seu posicionamento de origem e inserção o romboide maior quando contrai produzirá as ações de adução e elevação das escápulas.

Por sua vez, o músculo romboide menor apresenta um ventre muscular menor, quando comparado ao romboide maior. Sua origem está localizada nos ligamentos nucais e nos processos espinha das sétima vértebra cervical (C7) até a primeira vertebra torácica. Diante do seu posicionamento de origem e inserção esse músculo tem por função produzir os movimento de adução das escapulas. Diante disso, podemos notar que tanto o músculos trapézio como os romboides tem ações parecidas, ou seja, ambos produzem o movimento de adução escapular.

romboides_maior_menor_treino_em_foco_exercicios_alongamento_flexionamento

Por que é importante realizar um trabalho de alongamento e flexionamento para os músculos trapézio e romboides?

Em virtude do posicionamento de origem e inserção apresentados acima no texto dos músculos trapézio (superior, medial e inferior) e romboides (menor e maior), um encurtamento excessivo ou hipertonia desses músculos poderá desenvolver a alteração postural de retração dos ombros. Ou seja, como o músculos trapézio como um todo (principalmente suas fibras mediais) e romboides maior e menor produzem quando contrai principalmente o movimento e adução escapular, um encurtamento excessivo e hipertonia desses músculos deslocarão as escapulas para perto da coluna vertebral. Dessa forma, com a produção desse movimento (adução escapular) ocorrerá um deslocamento da articulação glenoumeral para trás, produzindo assim o desvio postural de retração dos ombros.

Quais movimentos que devemos realizar para produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos trapézio e romboides?

Como já sabemos para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento de qualquer grupo muscular é necessário produzir o movimento contrário ao qual esses músculos produzem quando contraem. Dessa forma, para produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos trapézio e romboides é necessário realizar o movimento abdução escapular, ou seja, o movimento contrário da adução.

Quais as propostas ou técnicas de exercícios apresentadas pelo Treino em Foco para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos trapézio e romboides?

Para realizar a primeira proposta de exercícios o indivíduo deverá primeiramente manter em pé. Em seguida deverá produzir um movimento de abdução das escapulas, ou seja, o indivíduo deverá manter seus membros superiores (braços) estendidos ao longo do corpo e projetar seus ombros a frente. Dessa forma, ele (indivíduo) estará produzindo o movimento de abdução escapular. Na sequência deverá ser posicionada as mãos nos ombros de forma cruzada. Ou seja, a mão direta deverá ser posicionada sobre o ombro esquerdo e a mão esquerda sobre o ombro direito. Em seguida o indivíduo deverá tentar produzir ao máximo o movimento de abdução escapular.

Caso o indivíduo apresenta um grau exacerbado de encurtamento dos músculos trapézio e romboides e seja necessário produzir um trabalho de flexionamento uma alternativa é conjuntamente ao movimento apresentado acima, executar um inclinação da coluna vertebral a frente. Porém, não deve-se executar uma flexão lombar da coluna vertebral muito acentuada, pois o intuito é trabalhar somente os músculos trapézio e romboides.

treino_em_foco_exercicios_alongamento_romboides_trapezio_

Para executar a segunda proposta o indivíduo deverá sentar-se ao solo e manter os dois joelhos com uma leve flexão. Em seguida, executar a mesma técnica para o tronco e membros superiores que foi descrita acima no texto. Na sequencia o indivíduo deverá acentuar a curvatura de cifose torácica e projetar o tronco a frente. Caso o objetivo seja realizar um trabalho de flexionamento deve-se realizar o movimento até o momento que o indivíduo sinta um desconforto de intensidade moderada a intensa. Entretanto, caso o objetivo seja realizar um trabalho de alongamento deverá ser executado as propostas ou técnicas de exercícios até um ponto aonde o mesmo sinta um desconforto leve.

treino_em_foco_alongamento_exercicios_romboides_trapezio

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e saibam como realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos trapézio e romboides.