Para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos que encontram-se na região lombar, deve-se executar principalmente o movimento de flexão lombar da coluna vertebral.

treino_em_foco_alongamento_regiao_lombar_coluna-vettebral_

Na região lombar da coluna vertebral encontram-se alguns músculos que formam os eretores da espinha e o músculo quadrado lombar. Os músculos que formam o grupo muscular dos eretores da espinha e quadrado lombar tem como principal ação produzir os movimentos de extensão e hiperextensão da coluna vertebral. Muitas pessoas que apresentam um encurtamento excessivo desses músculos citados poderão apresentar quadro de dores lombares, ou seja, lombalgias. Dessa forma, um trabalho de alongamento ou flexionamento para os músculos que encontram-se na região lombar da coluna vertebral são de grande importância.

Quais os músculos que localizam-se na região lombar da coluna vertebral e que formam os eretores da espinha?

A musculatura dos eretores da espinha ou da coluna é formada por vários músculos sendo eles: semiespeinhal torácico, multifídios, espinhais torácicos, longuíssimo torácico, iliocostal, serrátil posterior superior e inferior e, quadrado lombar.

treino_em_foco_alongamento_regiao_lombar_musculos_eretores_da_espinha_quadrado_lombar

– músculo semiespinhal torácico: sua origem parte dos processos espinhos de C6 até T4. Já seu ponto de inserção via tendão está localizado nos processos transversos de T6 a T10. Devido ao seu ponto de origem e inserção esse músculo tem como principal funções produzir os movimentos de extensão e rotação do tórax.

– músculos multifídios: tem sua origem localizada no dorso do sacro, na espinha ilíaca posterior superior, processos mamilares lombares, processo transverso torácicos e processos articulares da C4 a C7. Já seu ponto de inserção está localizado nos processos espinhos da terceira a quinta vertebra. Diante do seu posicionamento de origem e inserção esse músculo tem como principais ações produzir estabilização e o movimento de extensão da coluna vertebral.

– músculos iliocostal: é o músculo que encontra-se mais lateralizado em relação aos outros que formam os eretores da espinha. Um ponto importante é que esse músculo roda toda a região da coluna vertebral. Dessa forma, analisaremos somente a região torácico e lombar. Sua origem na região torácica está localizada nas seis primeiras costelas e processo transverso de C7. Já sua inserção no ângulo das seis ultimas costelas. A região lombar do músculos iliocostal tem sua origem localizada no ângulo das seis ultimas costelas e inserção na face dorsal do osso sacro. Suas ações são de extensão e inclinação lateral da colune vertebral.

– músculo espinhais torácicos: esse músculo tem sua origem localizada nos processos espinhosos de T11 a L2. Já seus pontos de inserções via tendão estão localizados nos processos espinhosos superiores de T 4 a T8. Os músculos espinhais torácicos, tem como principal função produzir o movimento de extensão da coluna vertebral.

– músculo longuíssimo torácico: tem seus pontos de origem localizados a partir dos processos transversos das vertebras torácicas e das 10 ultimas costelas. Já seus pontos de inserção estão localizados nos processos transversos das vertebras lombares e aponeurose lombocostal. Suas principais ações são extensão e inclinação lateral da coluna vertebral.

– serrátil posterior superior:  origem nos processos espinhosos da C7 até T3. Já sua inserção está localizada na borda superior e face externa da segunda a quinta costela.

– serrátil posterior inferior: sua origem está localizada nos processo espinhosos da T11 até L3. Por sua vez a inserção localiza-se na borda inferior e face externa das quatro ultimas costelas.

Um músculo que não poderíamos deixar de citar é o quadrado lombar. Esse músculo não faz parte dos eretores da espinha, entretanto participa dos movimentos de extensão lombar e inclinação lateral da coluna vertebral.

quadrado_lombar_treino_em_foco_alongamento_regiao_lombar_exercicios_

Por que é importante realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento para a região lombar da coluna vertebral?

Como podemos visualizar no texto descrito acima alguns músculos que constitui o grupo dos eretores da espinha ou da coluna e que passam pela região lombar da coluna vertebral, tem como principal função produzir o movimento de extensão e hiperextensão da coluna vertebral.

Diante disso, caso alguns indivíduos apresentem um grau exacerbado de encurtamento dos músculos que constituem o grupo dos eretores da espinha e quadrado lombar poderão ser desenvolvidas dores lombares, ou seja, lombalgias.

Quais os movimentos que devem ser realizados para produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos que localizam-se na região lombar da coluna vertebral?

Para realizarmos um trabalho de alongamento ou flexionamento para qualquer grupo muscular é preciso realizar os movimentos contrários aos quais o músculo a ser alongado produz. Diante disso, para produzirmos um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos localizados na coluna vertebral e principalmente da região lombar é necessário reproduzir o movimento de flexão lombar da coluna vertebral.

Quais as técnicas ou exercícios que o Treino em Foco traz como proposta para realizar um trabalho de alongamento dos músculos da coluna vertebral (eretores da espinha) principalmente os que encontram-se na região lombar?

Para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento para os músculos da coluna vertebral porém com um enfoque na região lombar, o indivíduo primeiramente deverá posiciona-se em ortostase. Em seguida, deverá posicionar os pés com um afastamento lateral da largura dos quadris. Na sequência, o indivíduo deverá posicionar os joelhos com uma leve flexão. Realizado todos esses procedimentos metodológicos descritos o indivíduo deverá realizar o movimento de flexão lombar da coluna vertebral. Dessa forma, no momento em que o indivíduo realizar o movimento de flexão lombar da coluna vertebral, estará produzindo um alongamento dos músculos que formam os eretores da espinha e quadrado lombar que encontram-se na região lombar da coluna vertebral.

treino_em_foco_alongamento_regiao_lombar_coluna-vettebral_

Para executar a segunda técnica ou exercício que poderá ser realizada para produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos que encontram-se na região lombar da coluna vertebral o indivíduo deverá sentar-se ao solo. Em seguida, o indivíduo deverá manter os joelhos semiflexionados e na sequencia reproduzir o movimento de flexão lombar da coluna vertebral. Ou seja, o indivíduo deverá aproximar a região do esterno da região umbilical.

Caso objetivo seja realizar um trabalho de flexionamento o indivíduo deverá produzir o movimento de flexão da região lombar da coluna vertebral até um ponto aonde sinta um desconforto de moderado a intenso. Entretanto, caso o indivíduo encontra-se um grau de flexibilidade adequado para o movimento de flexão lombar da coluna vertebral e busque apenas manter seus níveis de flexibilidade, deverá executar o movimento até um ponto aonde sinta um leve desconforto.

alongamento_regiao_lombar_treino_em_foco_exercicios_eretores_da_espinha

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e saibam como realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento para os músculos da região lombar da coluna vertebral.