Para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento do músculo peitoral maior deve-se produzir o movimento de abdução transversal glenoumeral ou do ombro.

treino_em_foco_alongamento_para_peitoral_maior_flexionamento

O músculo peitoral maior está localizado na face anterior e superior do tronco e tem como característica formar um leque nessa região do tórax. Músculo peitoral maior pode ser dividido didaticamente em quatro porções sendo elas: porção superior ou clavicular que tem origem na região anterior da clavícula e sua inserção localizada na face anterior do úmero, porém sua inserção é mais inferior quando comparada as outras regiões. Outra porção é a do manúbrio que tem sua origem localizada na face anterior do manúbrio e sobre as cartilagens da primeira e segunda costela. Já sua inserção como na porção superior ou clavicular está localizada na face anterior do úmero, porém um pouco acima das fibras supracitadas. Porção esternocostal , sua origem está localizada sobre o esterno e  nas cartilagens da 1º a 6º costelas, já sua inserção como apresentado para as porções anteriores também está localizada na face anterior do úmero. Porém, a inserção da porção esternocostal encontra-se superiormente em relação as porções clavicular e do manúbrio.  E por fim, a porção costal ou inferior que tem sua origem localizada na região da aponeurose do oblíquo externo e, sua inserção está localizada mais superiormente na face anterior do úmero em relação as outras porções.

Diante desse posicionamento de origem e inserção e por cruzar anteriormente a articulação glenoumeral ou do ombro o músculo peitoral maior como um todo produzirá quando contrair o movimento de adução transversal do ombro. Dessa forma, para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento de qualquer músculo deve realizar o movimento contrário ao qual ele produz quando contrai. Diante disso, para alongar ou flexionar o peitoral maior deverá ser produzido o movimento de abdução transversal do ombro.

No programa de hoje apresentaremos para vocês seguidores algumas técnicas ou propostas de exercícios para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento do músculos peitoral maior.

Quais os pontos de origens e inserções das fibras do músculo peitoral maior?

O músculo peitoral maior tem como característica anatômica ter um formato de um leque na região frontal do tórax. Esse músculo pode ser dividido didaticamente em quatro porções sendo elas:

– porção clavicular ou superiores: as fibras superiores ou claviculares do peitoral maior tem sua origem localizada na borda anterior da clavícula. Já sua inserção está localizada na face anterior do osso úmero, porém em uma região mais inferior da inserção das outras porções do peitoral maior.

– porção do manúbrio: as fibras dessa região do peitoral maior tem sua origem localizada na face anterior do manúbrio e nas cartilagens da primeira e segunda costelas. Já sua origem está localizada como as fibras superiores ou claviculares na face anterior do osso úmero. Porém a inserção dessas fibras do peitoral maior é um pouco acima das fibras claviculares.

– porção esternocostal: as fibras dessa região do peitoral maior tem sua origem localizada boa parte sobre o esterno e também nas cartilagens da 1º a 6º  da costela. Já sua inserção via tendão está como citado para as fibras claviculares e da porção do manúbrio localizado na face anterior do úmero. Porém, as fibras esternocostais do peitoral maior próximo a inserção se entrelaçam e localizassem acima das inserções das fibras claviculares e da porção do manúbrio.

– porção inferior ou costal do peitoral maior: essa porção tem origem junto a apnourose do músculo obliquo externo. Já sua inserção está localizada via tendão na região mais superior do úmero em relação as outras porções do peitoral maior.

Devido ao seu posicionamento de origem e inserção e por cruzar anteriormente a articulação do ombro o músculo peitoral maior como um todo, ou seja, todas as suas porções apresentadas tem como principal função ao contrair-se produzir o movimento de adução transversal glenoumeral ou do ombro. Ou seja, o músculo peitoral maior é motor primário na produção do movimento de adução transversal glenoumeral ou o ombro.

treino_em_foco_flexionamento_peitoral_maior_alongamento

Qual o movimento necessário realizar para produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento para o músculo peitoral maior?

Como todos nós sabemos para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento para qualquer grupo muscular é necessário produzir o movimento contrário ao que o mesmo realiza quando contraí. Dessa forma, para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento do músculo peitoral maior o indivíduo deverá realizar o movimento de abdução transversal glenoumeral ou do ombro.

Com isso, ao realizar o movimento de abdução transversal do ombro estará sendo produzido um distanciamento dos pontos de origem e inserção do músculo peitoral maior.

Por que é importante realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento para o músculo peitoral maior?

Caso o indivíduo apresente um encurtamento excessivo do músculo peitoral maior atrelado a uma hipotonia dos músculos antagonista como romboides maior e menor e trapézio principalmente as fibras mediais, pode-se gerar o desvio postural de hipercifose torácica.

No desvio postural de hipercifose torácica o indivíduo portador perderá as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral. Esse desvio postural é caracterizado por um aumento ou acentuação da concavidade anterior e da convexidade posterior da cifose torácica.

hipercifose_torácica_desvios_posturais_treino_em_Foco_biofotogrametria_

Quais as técnicas ou exercício que o Treino em foco traz como proposta para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento do músculo peitoral maior?

 Caso você personal trainer queira realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento do músculo peitoral maior do seu cliente, o Treino em Foco traz duas propostas de exercícios. Para realizar a primeira técnica ou exercício por exemplo em seu cliente, você (personal trainer) deverá posiciona-lo sentado em um banco. Em seguia você (personal trainer) deverá posicionar-se atrás do seu cliente e solicitar que ele (cliente) posicione as mãos atrás da cabeça, ou seja, na nuca. Em seguida você (personal trainer) deverá apoiar sua coxa na aproximadamente na região lombar da coluna vertebral para produzir estabilização corporal ao seu cliente. Realizado essa posicionamento inicial você (personal trainer) deverá posicionar suas mãos na altura dos cotovelos do seu cliente e na sequência produzir o movimento de abdução transversal dos ombros, ou seja, projetar os cotovelos do seu cliente para trás.

Dessa forma, caso seu objetivo seja realizar apenas um trabalho de alongamento com esse seu cliente deve-se produzir o movimento de abdução transversal dos ombros até um ponto aonde seu cliente sinta um leve desconforto. Entretanto, caso esse seu cliente apresente um grau significativo de encurtamento dessa musculatura e você queria aumentar o nível de flexibilidade do mesmo, deve-se realizar o movimento descrito acima até um ponto aonde o mesmo sinta um desconforto de moderado a intenso.

treino_em_foco_alongamento_para_peitoral_maior_flexionamento

Para realizar a segunda próstata de exercício para um trabalho de alongamento ou flexionamento do músculo peitoral maior, você (personal trainer) deverá posicionar seu cliente novamente sentado e solicitar que o mesmo posicione os membros superiores com extensão total dos cotovelos e com um abdução do ombro de aproximadamente 90°. Novamente como descrito no exercício anterior você (personal trainer) deverá posicionar-se atrás do seu cliente e com a coxa apoiado na região lombar do mesmo, produzindo assim estabilidade corporal. Realizado esse posicionamento inicial você (personal trainer) deverá posicionar suas mãos na altura das mãos do seu cliente e, em seguida realizar o movimento de abdução transversal dos ombros, ou seja, projetando os membros superiores para trás. Como no exemplo anterior caso o objetivo seja realizar um trabalho de alongamento deve-se realizar a abdução transversal dos ombros até um ponto aonde o seu cliente sinta um leve desconforto. Entretanto, caso o objetivo seja realizar um trabalho de flexionamento deve-se realizar o movimento de abdução transversal dos ombros até um ponto aonde o mesmo sinta um desconforto de moderado a intenso.

alongamento_flexionamento_peitoral_maior_treino_em_foco

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e saibam como realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento do músculo peitoral maior.