Para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura abdominal, mais especificamente do músculo reto abdominal deve-se produzir os movimentos de extensão ou hiperextensão da coluna vertebral.

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A musculatura abdominal é formada pelos músculos transverso do abdômen, reto abdominal, oblíquo interno e externo. Se analisamos especificamente o músculos reto abdominal devido aos seus pontos de origem e inserção, tem como principais ações produzir os movimentos de flexão lombar da coluna vertebral e tendência de movimento de retroversão pélvica. Dessa forma, se um indivíduo encontra-se com um encurtamento excessivo ou hipertonia desse músculo (reto abdominal) que compõem a musculatura abdominal, poderá desenvolver algumas alterações posturais. Ou seja, como o seu ponto de inserção está localizada na região pubiana da pelve, com um encurtamento excessivo ocorrerá uma tração da pelve para cima e para trás, com isso produzindo um desequilíbrio pélvico chamado de retroversão pélvica.

Por sua vez a retroversão pélvica poderá levar a uma alteração na curvatura natural e fisiológica da coluna vertebral, ou seja, produzindo uma retificação da mesma (hipolordose lombar). Diante desses fatores apresentados é importante manter um adequado nível de flexibilidade da musculatura abdominal, mais especificamente do músculo reto abdominal.

Quais os músculos que formam a musculatura abdominal?

A musculatura abdominal é formada por quatro músculos. Na sequência apresentaremos quais são esses músculos e seus pontos de origem e inserção.

– Transverso do abdômen: esse músculo tem sua origem localizada nas face interna das últimas seis cartilagens costais, fáscia toracolombar, crista ilíaca e ligamento inguinal. Já seu ponto de inserção está localiza na linha alba e crista do púbis.  Devido ao seu posicionamento de origem e inserção o músculo transverso do abdômen tem como principais ações produzir o aumento da pressão intra-abdominal e estabilização da coluna lombar.

– Reto abdominal: a origem desse músculo está localizada sobre o osso esterno e na quinta costela. Seu ponto de inserção localiza-se na região pubiana do osso da pelve. O músculo reto abdominal tem como principal função produzir o movimento de flexão lombar da coluna vertebral. Devido ainda ao seu posicionamento de origem e inserção esse músculo tem como característica produzir o movimento de retroversão pélvica, ou seja, tem o poder quando contrair de tracionar a pelve para cima e para trás.

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– Oblíquo interno: tem sua origem localizada em uma fáscia tendínea localizada sobre o músculo reto abdominal. Já seu ponto de inserção está localizado em uma fáscia lombar localizada tanto do lado esquerdo quanto direito do corpo. Devido as suas fixações de origem e inserção o músculo oblíquo interno tem o poder de realizar os movimentos de flexão lombar da coluna vertebral em conjunto com o músculo reto abdominal. Porém, participam dos movimentos de inclinação lateral da coluna vertebral e, também são rotadores do tronco tanto para o lado direito e esquerdo.

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– Oblíquo externo: O músculo oblíquos externo anatomicamente está localizado sobre o músculo oblíquo interno. Seu ponto de origem está localizado na face externa das últimas sete costelas. Já sua inserção está localizada anteriormente na crista ilíaca, espinha ilíaca antero superior, tubérculo do púbis e na linha alba. Da mesma forma como os músculos supracitados (reto abdominal, oblíquo interno) o oblíquo externo tem como função produzir os movimentos de flexão da coluna lombar da coluna vertebral, inclinações laterias da coluna vertebral tanto para o lado direito como esquerdo e também participa dos movimentos de rotação do tronco.

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Por que é importante realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura abdominal?

Devido a capacidade que o músculo reto abdominal tem de produzir quando contrai os movimentos de flexão lombar da coluna vertebral e principalmente tendência de retroversão pélvica (girar a pelve para cima e par atrás), um encurtamento excessivo ou hipertonia desse músculo especifico poderá produzir desvios posturais. Caso um indivíduo encontre-se nessa situação citada acima no texto (encurtamento excessivo ou hipertonia do músculo reto abdominal) o mesmo poderá desenvolver primeiramente uma retroversão pélvica, ou seja, a pelve perderá o seu equilíbrio adequado. Atrelado a esse desvio poderá ocorrer uma retificação da curvatura de lordose lombar, ou seja, uma hipolordose lombar.

Como a inserção do músculo reto abdominal está localizada na região pubiana do osso da pelve, quando o mesmo encontra-se encurtamento e mais hipertônico em relação aos  músculos anteversores pélvicos (reto femoral, sartório, iliopsoas, quadrado lombar e eretores da espinha), a região pubiana será deslocada ao encontro do osso esterno, assim girando a pelve para cima e para trás produzindo a retroversão pélvica e podendo como já citado desenvolver o desvio postural de hipolordose lombar.

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Quais os movimentos que devem ser executados para produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura abdominal?

Como estamos apresentando nas vídeos aulas desse série para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento de um determinado grupo muscular é necessário produzir o movimento contrário ao qual esse músculo realizar quando contrai. Ou seja, devemos reproduzir nos exercícios movimentos que aumentem a distância entre o ponto de origem e inserção do músculo ao qual queremos realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento.

Diante disso, para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura abdominal, mas principalmente do músculo reto abdominal deve-se reproduzir o movimento de extensão ou hiperextensão lombar da coluna vertebral. Dessa forma, estaremos aumento a distância entre a origem e inserção da musculatura abdominal, porém principalmente do reto abdominal.

Quais as propostas de exercícios que o Treino em FOCO trás para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura abdominal?

Para realizar a primeira proposta o indivíduo deverá encontrar-se em pé, em seguida deverá entrelaçar os dedos das mãos. Após realizar esse procedimento na sequencia o indivíduo deverá deslocar os membros superiores (braços) acima da cabeça, ou seja, deverá estender os braços acima da cabeça. Dessa forma, realizando única e exclusivamente essa técnica descrita acima o indivíduo já estará realizando um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura abdominal, porém principalmente do músculo reto abdominal.

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Caso o indivíduo apresente um certo grau de encurtamento da musculatura abdominal e deseje aumentar a sua flexibilidade, o mesmo deverá mantendo a mesma posição dos membros superiores descrito acima, agora deslocar a pelve para frente. Dessa forma, estará alterando o arco de movimento do exercício, ou seja, aumentando a distância entre a origem e inserção da musculatura abdominal, mais especificamente do músculos reto abdominal. Com isso, no momento que o indivíduo realizar esse movimento descrito acima, estará produzindo o movimento de hiperextensão da coluna vertebral.

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A segunda proposta para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento do musculatura abdominal, lembrando que o foco hoje e sobre o músculo reto abdominal necessitará da utilizando de uma bola suíça. Para realizar a segunda proposta primeiramente o indivíduo deverá sentar-se sobre a bola, em seguida o indivíduo deverá deitar-se sobre a bola apoiando a região lombar da coluna vertebral na bola. Na sequência deverá relaxar sobre a bola soltando os braços.

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Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e saibam como realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura abdominal, especificamente do músculo reto abdominal.