Para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento para a musculatura do antebraço, deve-se executar exercícios que produzam os movimentos de flexão e extensão do punho.

treino_em_foco_musculatura_do_antebraco_alongamento

A musculatura do antebraço na região anterior ou volar é constituída pelos músculos pronador redondo, flexor radial do carpo, palmar longo, flexor superficial dos dedos e flexor ulnar do carpo. Dessa forma, podemos entender que a função principal desses músculos superficiais da região anterior do antebraço é realizar a flexão do punho e alguns dos dedos. Antagonicamente, a musculatura do antebraço na região posterior tem como principais músculos superficiais o extensor radial longo do carpo, extensor radial curto do carpo, extensor ulnar do carpo, extensor dos dedos e extensor do dedo mínimo. Diante disso, podemos entender que a principal função desses músculos é produzir os movimentos de extensão do punho e alguns dos dedos.

Dessa forma, se o objetivo for realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos da região anterior do antebraço (flexores do punho), o indivíduo deverá executar exercícios que reproduzam o movimento e extensão do punho. Já se o objetivo for realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos que encontram-se na região dorsal do antebraço (extensores do punho) deve-se produzir o movimento de flexão do punho.

Quais os músculos que constituem a musculatura do antebraço na superfície volar ou anterior?

Na apresentação dos músculos que constituem a musculatura do antebraço serão descritos somente os músculos superficiais. Dessa forma, a musculatura do antebraço na superfície volar ou anterior é constituída por cinco músculo sendo eles: pronador redondo, flexor radial do carpo, palmar longo, flexor superficial dos dedos e flexor ulnar do carpo. Na sequência será descrito os pontos de origem, inserção e ação de cada músculo citado acima.

– pronador redondo: esse músculo tem origem na localizada no epicôndilo medial do úmero e também no processo coronoide da ulna. Já sua inserção está localizada via tendão na face lateral do terço médio da diáfise do osso rádio. Devido ao seu posicionamento de origem e inserção o pronador redondo tem ação de pronação e flexão do cotovelo.

– flexor radial do carpo: esse músculo tem característica fusiforme, situando-se em uma localização imediatamente média ao pronador redondo. Sua origem está localizada como no epicôndilo medial do úmero, por meio do tendão flexor comum e da fáscia circunjacente, ou seja, o ponto de origem do músculos pronador redondo e flexor radial do carpo é no mesmo lugar. Já sua inserção está localizada nas superfícies palmares das bases metacarpais dos dedos indicador e médio. Em virtude do seu posicionamento de origem e inserção o músculo flexor radial do carpo tem por principais funções produzir o movimento de flexão e desvio radial do punho simultaneamente. Algumas evidenciais cientificais apontam também que o flexor radial do carpo auxilia nos movimento de flexão e pronação do cotovelo, porém essas afirmações são conflitantes.

– palmar longo: esse músculo é pequeno e tem características fusiforme e situa-se medialmente ao músculo flexor radial do carpo. Seu ponto de origem está localizado como os músculos supracitados (pronador redondo e flexor radial do carpo) no epicôndilo medial do úmero, por meio do tendão flexor comum e da fáscia circunjacente. Sua inserção está localizada na superfície superficial do retináculo flexor e porção proximal da aponeurose palmar. Sua principal ação é de flexão do punho.

– flexor superficial dos dedos: esse é o maior músculo dos que circundam a região da superfície volar do antebraço. Sua origem está localizada na cabeça umeroulnar que se insere na epicôndilo medial do úmero por meio do tendão flexor comum e da fáscia circunjacente e também no processo coronoide da ulna e o ligamento colateral do cotovelo. Já a parte radial do músculos flexor superficial dos dedos tem origem na superfície anterior do rádio desde a tuberosidade radial até a inserção do pronador redondo. Seu ponto de inserção está localizado no tendão para cada dedo penetra na bainha flexora proximal a articulação. Na articulação o tendão se divide em duas faixas, por meio das quais o tendão do flexor profundo dos dedos avança. As duas tiras do flexor superficial dos dedos se reúnem na extremidades proximal da falange média. Inserindo-se em sua superfície palmar. Suas principais ações comprovadas cientificamente são flexão da articulação interfalagicas distais, flexão da articulação MCF, flexão do punho, desvio radial do punho e desvio ulna do punho.

– flexor ulnar do carpo: esse músculo tem por característica ser peniforme e possui a maior área de secção transversal fisiológica dos músculos dedicados ao punho. Sua origem está localizada na cabeça umeral no epicôndilo medial do úmero por meio do tendão flexor comum e fáscia subjacente como os músculos pronador redondo, flexor radial do carpo e palmar longo. Já a parte maior do seu ventre muscular surge da aspecto medial do olecrano e da superfície posterior dos terços proximais da ulna, e do septo intermusuclar adjacente. Seu ponto de inserção está localiza no osso pisiforme, no hámulo do hamato e na base do osso metacarpal do mínimo, por meio dos ligamentos psico-hamato e piscometacarpal. Devido aos seus pontos de origem e inserção está comprovado cientificamente que seu ações são de flexão e desvio ulna do punho.

musculatura_anterior_do_antebraco_treino_em_foco_exercicios_alongamento

Quais os músculos que constituem a superfície dorsal da musculatura do antebraço?

Os músculos superficiais que constituem a região dorsal da musculatura do antebraço são: extensor radial longo do carpo, extensor radial curto do carpo, extensor ulnar do carpo, extensor dos dedos e extensor do dedo mínimo.

– extensor radial longo do carpo: esse músculo tem sua origem localizada no terço distal da crista supracondilar lateral e septo intramuscular e, do tendão extensor comum inserido ao epicôndilo lateral do úmero. Já seu ponto de inserção está localizado via tendão no aspecto radial da superfície dorsal da base do osso metacarpal do dedo indicador. Suas ações comprovadas cientificamente são de extensão do punho e desvio radial do punho.

– extensor radial curto do carpo: sua origem está localizada no epicôndilo lateral do úmero, por meio do tendão extensor comum. Já seu ponto de inserção está localizado no aspecto radial da superfície dorsal na base do osso metcarpal do dedo médio. Suas ações são como do músculos supracitado de extensão do punho e desvio radial do punho.

– extensor dos dedos: o ponto de origem desse músculo está localizado no epicôndilo lateral do úmero, por meio do tensão do extensor comum e da fáscia circunjacente e do septo intermuscular. Seus pontos de inserção estão localizados nas falanges médias e distas do segundo ao quinto dedos. Suas principais ações são de extensão da MCF, IFP, IFD do segundo ao quinto dedos e extensão do punho.

– extensor do dedo mínimo: esse músculo tem sua origem localizada no epicôndilo do úmero, por meio do tendão extensor comum e da fáscia circunjacente. Já seu ponto de inserção está no capuz extensor do dedo mínimo por duas tiras. A parte lateral se funde com o tendão do extensor dos dedos, Assim, o tendão ulnar na articulação MCF do dedo mínimo pertence exclusivamente ao extensor do dedo mínimo. Suas principais ações são extensão da MCF, IFP e IFD do quinto dedo.

treino_em_foco_exercicios_de_alongamento_musculatura_posterior_extensores

Quais os movimentos necessário para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento para a musculatura do antebraço e atingir os músculos que produzem a flexão e extensão do punho?

Como todos nós já sabemos para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento de um músculo ou de um grupo muscular é necessário produzir o movimento contrário ao qual o mesmo produzirá quando contrair. Dessa forma, se o objetivo seja realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos da superfície volar do antebraço ou anterior, o indivíduo deverá produzir o movimento de extensão do punho e dos dedos. Pois como apresentamos acima a maioria dos músculos superficiais da musculatura do antebraço na região anterior produzem quando contrair os movimento de flexão do punho e dos dedos.

Entretanto, se o objetivo seja realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos da superfície dorsal ou posterior do antebraço, o indivíduo necessitará produzir o movimento de flexão do punho e dos dedos. Pois como foi descrito acima no texto os músculos que circundam essa região produzem os movimentos tanto de extensão tanto do punho como dos dedos.

Quais exercícios o Treino em Foco apresenta como propostas para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura do antebraço?

Para efetuar um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos que circundam a região anterior ou volar do antebraço necessitara-se produzir o movimento de extensão do punho e dos dedos como dito acima no texto. Diante disso, o indivíduo deverá posicionar-se em pé em seguida estender o cotovelo do membro que pretende realizar o trabalho de alongamento dos músculos do antebraço. Em seguida deverá, posicionar a mão do membro contralateral sob a região dos dedos. Na sequência para caracterizar o exercício de alongamento ou flexionamento deverá tracionar com a mão do membro contralateral do punho e consequentemente os dedos para trás, produzindo assim o movimento de extensão do punho e dedos. Lembrando que esse movimento descrito acima deverá ser realizado de forma bilateral.

treino_em_foco_extensao_do_punho_musuclatura_antebraco_alongamento

Contudo, se o objetivo do indivíduo seja realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos do antebraço que produzem os movimentos de extensão do punho e dos dedos, o mesmo deverá primeiramente posicionar-se como descrito acima no texto. Em seguida, deverá posicionar o membro superior (braço e antebraço) que deseja produzir o trabalho com a palma da mão voltada para o solo. Na sequência, com o membro contralateral deverá posicionar  mão sobre o dorso da mão que encontra-se com o cotovelo estendido. Por fim, depois de realizar esse procedimento descrito acima deverá realizar uma atração com a mão do membro contralateral “forçando” o movimento de flexão do punho.

treino_em_foco_exercicios_de_alongamento_musculatura_posterior_extensores

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e visualizem as orientações do Treino em Foco para a realização de um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura do antebraço, tanto anterior como posterior.