Qual a origem, inserção e função do músculo Trapézio?

O Trapézio tem localização na região cervical e central das costas, o músculo como um todo tem sua origem na região occipital, ligamento nucal e processos espinhosos de C VII-T XII; Já as fibras superiores ou parte descendente tem sua origem localizada na protuberância occipital externa, terço medial da linha nucal superior  do occcipital, ligamento nucal e processo espinhoso de C 7. Já sua inserção está localizada no terço lateral da clavícula. As fibras medias ou parte transversa tem sua origem localizada nos processos espinhosos de T 1 -T 4. Sua inserção está localizada, na espinha da escapula e processo acromial. Por fim, as fibras inferiores ou parte ascendente tem sua origem localizada nos processos espinhosos de T 5 – T 12.  Já sua inserção está localizado no terço medial da espinha da escápula.

Quando o Trapézio contrai é um dos responsáveis pela Adução Escapular, ou seja, quando as Escápulas se aproximam da coluna vertebral. Poderemos notar no vídeo que o trapézio se localiza na face posterior do Tronco, partindo desde crânio, e indo até o final da região torácica.

Qual a função das fibras superiores, inferiores do Trapézio?

Pensando no músculo Trapézio como um todo, quando se contrai produzirá o movimento de Adução Escapular. Já as fibras superiores do Trapézio além de Adutores Escapulares, produzem o movimento de elevação escapular, ou seja, projetam as Escapulas para cima.

Já a porção inferior do Trapézio além de produzir o movimento de Adução escapular, devido ao sentido das fibras, produz o movimento de depressão escapular, ou seja, quando se contrai gera uma força tensional projetando as Escapulas para baixo.

Qual o posicionamento anatômico dos músculos Romboides Maior e Menor?

Os músculos Romboides Maior e Menor, se localizam profundamente na face posterior do Tronco e abaixo do Trapézio, eles fazem a conexão das Escapulas com a  coluna vertebral. Assim, o romboide maior tem origem processos espinhosos de T 2 a T 5 e sua inserção está na borda medial das escapulas. Já o romboide menor tem sua origem nos processo espinhosos de C 7 a T 1, e sua inserção está localizado também na borda medial da escapula.

Os Romboides Menor tem um formato cilíndrico, enquanto os Romboides Maior tem um manto muscular mais alargado, e  se posiciona na região posterior do tronco.

Qual a função dos músculos Romboides Maior e Menor?

É um dos principais Adutores Escapulares juntamente com o músculos Trapézio, tanto os Romboides Menor e Maior, tem um sentido das fibras com uma pequena inclinação, essa característica das fibras permite a eles além de serem forte Adutores Escapulares, também tem um pequeno componente para elevar as Escapulas.

Então a musculatura de Trapézio, e Romboides Maior e Menor, alongam-se na Abdução Escapular, ou seja, quando as Escapulas se afastam da coluna vertebral, e se contraem para produzir o movimento de Adução Escapular, quando as Escapulas se aproximam da coluna vertebral. Então se você quer um volume muscular na região central das costas, ou o “miolo” das costas, é importante que você trabalhe com exercícios que realizem a Adução Escapular contra uma resistência.

Então seguidor não perca vídeo aula de hoje, e tire todas as suas dúvidas sobre a musculatura de Trapézio, e Romboides Menor e Maior.