Quais são os músculos que formam os flexores do cotovelo?

Os músculos que formam o grupo flexores do cotovelo são: Bíceps Braquial, Braquial, e Braquiorradial. Para entendemos não é somente o músculo Bíceps Braquial que realiza a flexão do cotovelo, existem outros grupos musculares que também produzem a flexão do cotovelo, e é isso que deixaremos claro para você seguidores, apresentando a origem, inserção e função dos músculos que compõem o grupo flexores do cotovelo.

Qual a origem, inserção e localização anatomia do músculo Braquial?

O Braquial é o músculo mais profundo dos três flexores do cotovelo, como vocês perceberam na imagem ele fica bem próxima a articulação do cotovelo e ao osso do Úmero, por isso ele é considerado na topografia anatômica como o músculo mais profundo dos flexores do cotovelo.

Como o Braquial não é um músculo superficial não é visível , porém em um trabalho para hipertrofia muscular, o aumento do volume do Braquial também contribuirá para hipertrofia do Braço na sua face anterior. Embora não sendo um músculo superficial e estético, o seu volume aumentado irá aumentar todo o volume do Braço contribuindo para um processo hipertrófico da região.

O Braquial é um músculo que cruza única e exclusivamente a articulação do cotovelo, com isso vamos caracterizar o Braquial como um músculo somente flexor do cotovelo. Dentro dessas circunstancias o único movimento a qual o Braquial irá executar será o movimento de flexão do cotovelo. A origem do músculo Braquial fica na metade distal da face anterior do úmero, e sua inserção se fica na tuberosidade e processo coronoide da ulna.

Braquial_músculo_flexor_cotovelo

Qual a posição anatômica, inserção e origem do Braquiorradial?

O músculo Braquiorradial, tem sua origem nos dois terços proximais da crista supraepicondilar lateral do úmero, já a sua inserção na face lateral do processo estiloide do rádio. Um mais característica do Braquiorradial que faz parte dos flexores do cotovelo, a maior parte do seu ventre muscular não se encontra no seguimento Braço, e sim, no seguimento Antebraço.

Então se trabalharmos o Braquiorradial em um processo para hipertrofia, contribuirá para o aumento de volume na região do antebraço, e não no seguimento Braço, porque seu ventre muscular se encontra na região do antebraço.

O músculo Braquiorradial além de cruzar a articulação do cotovelo, e ser obviamente um dos músculos flexores do cotovelo, ele também atuará sobre o movimento do antebraço, tendo o poder de realizar pronação e supinação do antebraço, ou seja, ele gira a palma da mão para cima, e para baixo. Com o cotovelo flexionado e o antebraço pronado, nessas condições o Braquoorradial passa a ser um supinador até que seu polegar fique voltado para cima, ou seja, até aposição neutra. Já quando o você estiver com o antebraço supinado, nessas condições o Braquiorradial passa a ser um pronador.

Braquiorradial_músculo_flexor_cotovelo

Qual a posição anatômica, inserção e origem do músculo Bíceps Braquial?

O músculo Bíceps Braquial na sua cabeça curta e longa, é um músculo extremamente estético por ser superficial. O ponto de inserção da cabeça curta e cabeça longa do Bíceps Braquial é na tuberosidade do rádio e aponeurose do bíceps sobre o tendão flexor comum. Já a origem é em pontos diferentes para as duas cabeças. A cabeça curta do Bíceps Braquial tem origem no processo coracoide da Escapula, já a cabeça longa tem origem no tubérculo supraglenoidal da escapula.

O músculo Bíceps Braquial, também cruza a articulação Glenoumeral, devido a essa condição Bíceps Braquial passa a ter uma certa ação motora sobre a articulação Glenoumeral ou do Ombro. Então além de flexionar o cotovelo, o Bíceps Braquial tem o poder de flexionar o Ombro, ou seja, se você estiver em pé ele eleva os eu braço a frente. Além disso o Bíceps Braquial devido a sua inserção no Osso Rádio, ele também terá a capacidade de supinação dos seguimento antebraço.

Nessas condições perceberemos que o Bíceps Braquial é um músculo tri funcional, ou seja, apresenta três funções motoras específicas, são elas: a mais conhecida é a flexão do cotovelo aonde ele trabalhará juntamente com Braquial e Braquiorradial, flexão Glenoumeral ou do ombro, e supinação do seguimento antebraço.

Bíceps_Braquial_músculo

Então seguidor, não perca a vídeo aula de hoje, e tire todas as suas dúvidas sobre os três flexores do cotovelo, Bíceps Braquial, Braquial, E Braquiorradial.