Onde se localizada anatomicamente, e quais músculos formam o musculatura de Quadríceps?

O Quadríceps se localiza no seguimento Coxa, mais precisamente na face anterior. A musculatura do Quadríceps é formada pelo músculo Reto femoral que é um músculo estético por ser superficial, o Vasto Medial, Vasto Lateral, e o Vasto Intermédio que é um músculo profundo e não se pode visualizar, então esses quatros músculos formam o Quadríceps.

Qual a função, origem e inserção do músculo Vasto Intermédio?

O Vasto Intermédio é um músculo bem profundo que se encontra junto ao osso Fêmur, consequentemente não é um músculo estético, pois ele se encontra abaixo dos outros três músculos que compõem o Quadríceps. Sua origem é na superfície ântero-lateral do corpo do osso fêmur, já ponto de inserção se funde no aspecto profundo do tendão do quadríceps femoral e através do ligamento patelar até a tuberosidade da tíbia.

Então podemos notar que o Vasto Intermédio cruza somente uma articulação, por isso denominamos esse músculo como monoarticular, ou seja, o Vasto Intermédio só cruza a articulação do Joelho. Portanto essa porção do Quadríceps só possui uma ação que é de estender os Joelhos.

vasto_intermédio_músculo_Quadríceps

Qual a origem, inserção e função do músculo Vasto Medial e Vasto Lateral?

O músculo Vasto Medial tem esse nome porque se encontra medialmente em relação ao Fêmur, já se denomina Vasto Lateral pois esse músculo se encontra lateralmente em relação ao Fêmur. A origem do Vasto Lateral está no trocanter maior do fêmur, tuberosidade glútea e porção proximal do lábio lateral da linha áspera. E sua inserção está na borda lateral da patela, e conjunto com o tendão do quadríceps femoral e através do ligamento patelar até a tuberosidade da tíbia

Já o Vasto Medial tem sua origem  na linha intertrocantérica e lábio medial da linha áspera do fêmur e sua inserção está através do aspecto medial do tendão do quadríceps femoral e margem medial da patela e através do ligamento patelar até a tuberosidade da tíbia.

Então podemos perceber que esses dois músculos tem suas inserções são na Patela, e somente cruzam a articulação do Joelho, ou seja, Vasto Medial e Vasto Lateral, são único e exclusivamente extensores dos Joelhos, devido ao seu eixo de tração somente cruzar a articulação do Joelho. Juntamente com o Vasto Intermédio, o Vasto Lateral e Medial, compõem os três músculos do Quadríceps, que são monoarticulares, ou seja, única e exclusivamente estendem os Joelhos.

Lembrando que o Vasto Medial, tem uma importância maior que os outros músculos na extensão dos Joelhos, porque ele tem um componente vetorial que além de estender o Joelho, ou seja, fazer com que a patela suba em relação ao Fêmur, o Vasto Medial também tem um componente vetorial que faz com que a patela se desloque medialmente. Esse é um componente importante em indivíduos que apresentam Condromalacia Patelar, é um músculo importante de ser treinado, e trabalhado em indivíduos que apresentem essa patologia.

Entretanto durante todo arco de movimento de extensão do Joelho, a participação do Vasto Medial é baixa, por exemplo, a ação muscular do Vasto Medial no exercício de Cadeira Extensora é nos últimos 20 graus de extensão do Joelho, ou seja, quando você está finalizando a extensão do Joelho na cadeira extensora é o momento aonde cresce a participação do Vasto Medial.

vasto_medial_lateral_músculo_quacríceps

Qual função, inserção e origem do Reto Femoral?

Reto Femoral além de ser superficial e estético, tem sua origem  da cabeça direita na região da pelve mas precisamente na espinha ilíaca ântero-inferior e já chamada cabeça refletida no sulco acima do acetábulo do quadril.  Já sua inserção é   na borda proximal da patela e através do ligamento patelar até a tuberosidade da tíbia. importante mencionar que o local de inserção e o mesmo que os outros músculos componentes do quadríceps.

Porém se levarmos em consideração a origem do Reto Femoral que é na Pelve, podemos identificar que esse músculo também cruza a articulação do Quadril, e portanto o Reto Femoral além de extensor do Joelho tem ação de flexionar o Quadril. Como ele se encontra a frente do eixo laterolateral, ou seja, o eixo que cruza a articulação do Quadril, a contração do Reto Femoral, elevará a coxa realizando uma flexão do Quadril.

Portanto o músculo Reto Femoral é biarticular, e tem duas funções motoras, estender o Joelho, e flexionar o Quadril. Obviamente para flexionar o Quadril, ele trabalhará em conjunto com outros músculos flexores do Quadril.

reto_femoral_quadíceps_músculo

Então seguidor não perca a vídeo aula de hoje, e conheça os músculos que compõem o Quadríceps.