Qual a função, e as porções do Tríceps Braquial?

O Tríceps Braquial é a musculatura responsável pela extensão do Cotovelo, e se localiza na face posterior do Braço. O termo Tríceps Braquial, já nos traz em mente a ideia que esse músculo é dividido em três porções ou ventres musculares.

Então o músculo Tríceps Braquial é composto pela porção medial, lateral e cabeça longa.

Qual a origem e inserção da cabeça medial, e lateral do Tríceps Braquial?

A cabeça medial do Tríceps Braquial, fica na face posterior do Braço, a sua origem é na metade distal da face posterior do corpo do úmero, e a sua inserção é no Olecrano da Ulna, que é um osso do antebraço, lembrando que a cabeça medial fica abaixo das outras cabeças do Tríceps Braquial, por isso não é visível. A cabeça lateral do Tríceps Braquial, tem a sua origem na face posterior do um úmero superior ao sulco radial, e a sua inserção formando um tendão único, e esse tendão por sua vez terá sua inserção em um dos ossos do antebraço no caso a Ulna como já comentado. A face lateral do Tríceps Braquial é que dá o desenho da face posterior do Braço, a curvatura que podemos visualizar no Tríceps Braquial dos fisiculturistas.

Um ponto importante é que, tanto a cabeça medial e lateral do Tríceps Braquial, tem sua origem no Úmero e sua inserção no Olecrano da Ulna, dessa forma a ação motora tanto da cabeça lateral quanto da cabeça lateral é única e exclusivamente de estender o Cotovelo, já que esse músculo cruza através do seu tendão a articulação do Cotovelo.

Qual a função, origem e inserção da cabeça longa do Tríceps Braquial?

A cabeça longa do Tríceps Braquial diferentemente da, cabeça lateral e medial, não tem sua origem no osso Úmero, na verdade ela tem a sua origem no tubérculo infraglenoidal da escapula. Por ter a sua origem no osso da Escapula, a cabeça longa do Tríceps Braquial também cruza a articulação Glenoumeral ou do Ombro, dessa forma somente a cabeça longa é considerada biarticular. Já sua inserção está localizada junto ao olecrano da ulna.

O que isso quer dizer?

Isso quer dizer que a cabeça longa do Tríceps Braquial, cruza a articulação do cotovelo, já que sua inserção está junto ao tendão que se fixa no Olecrano da Ulna, e também cruza a articulação Glenoumeral ou do Ombro.

Bom, qual o envolvimento dessa informação, e o que pode nos auxiliar no momento do treinamento?

A cabeça longa do Tríceps Braquial é uma porção que, além de estender o cotovelo, tem a ação motora de estender o Ombro, e aduzir o Ombro. Por exemplo,  se você estiver em pé e projetar a sua mão à frente do corpo, você estará realizando o movimento de flexão do Ombro. Ao voltar com esse movimento, o Tríceps Braquial, em sua cabeça longa também participará do movimento de extensão do Ombro, ou seja, a cabeça longa do Tríceps Braquial também é motora do movimento de extensão do Ombro, as outras porções do Tríceps Braquial não.

Outro movimento que a cabeça longa do Tríceps Braquial participa e a Adução Glenouemral ou do Ombro. Por exemplo, se você elevar a sua mão lateralmente, ou seja, realizando uma Abdução Glenoumeral ou do Ombro, quando você realizar o movimento voltando, ou seja, tracionando a sua mão e seu braço para perto do corpo novamente, produzindo uma Adução Glenoumeral ou do Ombro, a cabeça longa do Tríceps Braquial também participará desse movimento, ele também é um motor primário da Adução Glenoumeral ou do Ombro.

Então seguidor qualificado, não perca a vídeo aula de hoje sobre a anatomia do Tríceps Braquial.