Qual a localização anatômica da região Glútea ou a musculatura de Glúteo?

A região Glútea, ou a musculatura de Glúteo, se localiza na região pélvica na sua face posterior. Podemos notar facilmente que o músculo mais externo da região glútea é o Glúteo Maior ou Glúteo máximo.

Qual a origem, inserção e movimentos do músculo Glúteo Máximo ou Maior?

Perceberemos que o músculo Glúteo Máximo como dito anteriormente é o mais superficial e consequentemente estético da região Glútea. Os Glúteo Máximo produz os movimentos de Abdução do Quadril, ou seja, quando você afasta o Fêmur da região central do corpo. Porém o principal movimento produzido pelo Glúteo Máximo é a extensão do Quadril, ou seja, se você fizer o movimento com a perna para trás, você estará realizando uma extensão do Quadril, movimento esse que o Glúteo Máximo é motor primário, ou seja, um dos principais músculos que realiza esse movimento, juntamente com os Isquiotibiais, que formam os dois grandes grupos musculares extensores do Quadril. A origem do Glúteo Máximo ou Maior, se localiza na região posterior da crista ilíaca, sacro e ligamento sacrotuberal. Já  inserção esta localizada trocanter maior do fêmur, tuberosidade glútea e côndilo lateral da tíbia pelo trato iliotibial.

Um ponto importante do Glúteo Máximo é que devido a sua inserção ser na face lateral do Fêmur, ele terá o poder de realizar a Rotação lateral do Fêmur. Então se você estiver em pé com os joelhos estendidos, e rodar a ponto da pé lateralmente, você estará produzindo o movimento de rotação lateral da articulação do Quadril, dentre os motores primários para esse movimento de rotação é o Glúteo Máximo.

Então o Glúteo Máximo participa da Abdução do Quadril com maior ênfase nas suas fibras superiores em função do sentido das fibras, participa da extensão do Quadril com trabalho forte de todas as fibras, e da Rotação Lateral do Quadril também com todas as suas fibras.

Glúteo_máximo_músculo

Qual o posicionamento de origem, inserção, e os movimentos que o músculo Glúteo médio e Glúteo Mínimo participam?

O músculo Glúteo Médio se localiza abaixo do Glúteo Máximo, e abaixo do Glúteo Médio se localiza o Músculo Glúteo mínimo. O glúteo médio como um todo tem sua origem na face glútea (externa) do ílio entre as linhas glúteas anterior e posterior. Já sua inserção está localizada junto a face lateral do trocanter maior do fêmur. O Glúteo médio pode ser dividido ainda em fibras anteriores e posteriores. As fibras anteriores tem sua origem na face anterior da crista ilíaca na linha do ílio. A inserção está localizada na face ântero-lateral do trocânter maior do fêmur. Já as fibras posteriores tem sua origem  na face mas posterior da crista ilíaca e na linha do ílio.  A inserção está localizada na face lateroposterior do trocanter maior do fêmur.

Diante da origem e inserção diferenciada entre Glúteo Máximo e Glúteo Médio e Mínimo, vimos antes que o movimento principal do Glúteo Máximo é a extensão do Quadril, já para Glúteo Médio e Mínimo o principal movimento é a Abdução do Quadril.

glúteo_médio_mínimo_músculo

Como treinar para hipertrofia, da Região Glútea ou do Glúteo?

Então se analisarmos treinamento para o desenvolvimento da Região Glútea, deveremos realizar exercícios ou movimentos que atuem fortemente sobre a musculatura de Glúteo Máximo ou Maior, Glúteo Médio, e Glúteo Mínimo.

Para trabalhar o músculo Glúteo Máximo deveremos fazer exercícios que trabalhem com o movimento de extensão do Quadril. Já para trabalhar os músculos Glúteo Médio e Mínimo, deveremos realizar exercícios com movimentos de Abdução do Quadril, lembrando que ambos os movimentos deverão ser realizados contra uma resistência. Então esses dois movimentos citados, Extensão e Abdução do Quadril, são movimentos que devem ser trabalhados para quem deseja hipertrofiar a musculatura dos Glúteos.

 

O Glúteo Médio e Mínimo, são músculos importantes para se manter uma boa técnica de caminhada, já que durante a caminhada solicitamos esses músculos quando um membro inferior está em contato com o solo, e o outro está em deslocamento, ou seja, não está com contato com o solo, para que ocorra um equilíbrio pélvico na caminhada ou corrida.

 

 

Então seguidor, quer conhecer melhor as características anatômicas, do Glúteo Máximo, Glúteo Médio, e Glúteo Mínimo, e saber quais movimentos realizar para treinar esses músculos, não perca a vídeo aula.