Os músculos supraespinhal, infraespinhal, redondo menor e subescapular, atuam como uma unidade para estabilizar a cabeça do úmero na cavidade glenoidal.

Qual a importância do grupo Manguito Rotador?

O grupo Manguito Rotador, tem por função principal manter a estabilização da Articulação Glenoumeral, e por isso passa a ser interessante executar um trabalho de fortalecimento dos músculos que compõem o Manguito Rotador.

manguito_rotador_músculos

Onde se localizam anatomicamente os músculos que formam o grupo Manguito Rotador?

Abaixo do músculo Deltoide é onde o músculos que compõem o Manguito Rotador se localizam, e também abaixo do Trapézio encontraremos algumas porções musculares do Manguito Rotador.

Vocês perceberam que os músculos que compõem o Manguito Rotador são profundos, e consequentemente não são estéticos. O Manguito Rotador é formado por quatro músculos são eles: Redondo Menor, Supraespinhal, Infraespinhal, e Subscapular.

Qual a função, origem e inserção do Redondo Menor?

O Redondo Menor é um músculo pequeno, tem sua origem na região superior da margem lateral da escápula, e  inserção no tubérculo menor do úmero. O Redondo Menor é um músculo que produz o movimento de rotação externa ou lateral, extensão e abdução horizontal do úmero. Um ponto importante a salientar é que o redondo menor atua com o infraespinhal para fixar posteriormente a cabeça do úmero na cavidade glenoidal e assim evitar o impacto contra o processo coracoide da escápula.

redondo_menor_manguito_rotador

Qual a origem, inserção e função do músculo Infraespinhal?

O músculo Infraespinhal como o próprio nome já o diz está abaixo da espinha da escapula. A origem do Infraespinhal é na fossa infraespinhal Escapula, e tem sua inserção no tubérculo maior do úmero. Devido ao seu posicionamento de inserção na face lateral tendendo para a face posterior do Úmero, com isso o  Infraespinhal produzirá ação idêntica  do Redondo Menor, ou seja, produzirá a rotação lateral ou externa do Ombro. Esse músculo ainda participa dos movimentos de extensão e abdução horizontal glenoumeral/ombro.

O infraespinhal é um dos mais potentes músculos rotadores laterais do úmero n articulação glenoumeral/ombro. Diante disso, é essencial na preparação do membro superior durante a extensão e as rotações laterais nos movimentos do ombros, tais como arremessos e golpes aciuma da cabeça.

infraespinhal_manguito_rotador_músculo

Qual a função, origem e inserção do músculo Supraespinhal?

Esse músculo recebe esse nome, porque está posicionado acima da espinha da escapula, ou seja, está acima da articulação Glenoumeral e abaixo do Acrômio . O Supraespinhal tem sua origem na fossa supraespinhal da escapula, já sua inserção está na superfície superior do tubérculo maior do úmero. Diante de seus pontos de fixação (origem e inserção) o supraespinhal tem como principal ação trabalhar no inicio da abdução do úmero no ombro.

Quais as peculiaridades do músculo supraespinhal?

O músculo supraespinhal tem a capacidade deslocar a cabeça do úmero em sentido inferior a medida que os motores primários, como o músculo deltoide , realizam o movimento de abdução glenoumeral/ombro. Esse comportamento previne o impacto do úmero contra o acrômio a a consequente lesão da bolsa subacromial e do tendão do supraespinhal. Um ponto importante a salientar é que a localização do tendão do supraespinhal sob o acrômio torna esse músculo particularmente vulnerável a tendinite, síndrome do impacto e ruptura.

Um trauma nesse músculo é comum e poderá comprometer a função de toda a articulação glenoumeral/ombro. Assim, é de fundamental importância que o profissional de educação física fortaleça esse músculo para um bom funcionamento do ombro , como também dos outros músculos do manguito.

supraespinhal_manguito_rotador_posterior

supraespinhal_manguito_rotador_frontal

Qual a posição anatômica, origem e inserção do músculo Subescapular?

O Subescapular está localizado na face interna da escapula, cruzando a articulação do Ombro, tendo sua origem na fossa subescapular da escápula, e sua inserção no tubérculo menor do úmero, ou seja tem inserção na face medial do úmero, diferentemente dos outros músculos do Manguito Rotador que tem sua inserção na face lateral e posterior da cabeça do Úmero.

subescapular_manguito_rotador_músculo

Quais as funções e peculiaridades do músculo subescapular?

Diante do posicionamento de origem e inserção o subescapular quanto de contrai terá a capacidade de produzir o movimento de rotação medial do úmero na articulação glenoumeral/ombro. A literatura classifica o o subescapular como o maior músculo do grupo manguito rotador  e o único rotador medial. Ainda o subescapular tem a capacidade de estabilizar a cabeça do úmero durante os potentes movimentos do peitoral maior, latíssimo do dorso, redondo maior e feixe clavicular do deltoide a media que estes abaixam o braço durante os movimentos de puxada, como arremessos e golpes acima da cabeça.

Se analisarmos a cabeça do Úmero e o posicionamento de inserção desses músculos, notaremos que eles forma uma espécie de manguito ao redor da cabeça do Úmero, por isso o Termo Manguito, e o nome do grupo Manguito Rotador.

Então seguidor, não perca vídeo aula de hoje e tire todas as dúvidas sobre o Manguito Rotador.