Os pontos de maior e menor tensão no chute de tríceps com halteres, ocorrerão em virtude da modificação dos braços de alavancas da resistência ao longo da amplitude de movimento.

Quais os pontos da amplitude de movimento em que ocorrem as maiores e menores tensões musculares durante o chute de tríceps com halteres?

Para executar o exercício de chute de tríceps com halteres o indivíduo deverá posicionar-se com um afastamento lateral dos pés, aproximadamente da largura dos quadris, em seguida realizar um afastamento anteroposterior e por fim realizar um semiflexão do joelho do membro inferior que está à frente. Após realizar padronização dos membros inferiores, o indivíduo deverá produzir uma flexão do quadril a frente, mantendo as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral preservada. Já o membro superior que não está sustentando o halteres, a mão deverá estar sobre a coxa, para auxiliar no equilibro do indivíduo. Por outro lado, o membros superior em que a mão está sustentando o halteres deverá estar posicionada com uma extensão glenoumeral ou do ombro e com uma flexão do cotovelo. Após realizado todo esse posicionamento descrito acima, o indivíduo estará apto para executar o chute de tríceps com halteres.

Para isso, o indivíduo deverá na fase concêntrica do movimento realizar uma extensão do cotovelo, e com isso produzindo treinabilidade do grupo muscular tríceps braquial (tríceps cabeça longa, medial e lateral) e ancôneo. Já, durante a fase excêntrica o indivíduo deixara-se vencer pela resistência (peso da halteres+ força gravitacional= 9,81m/s²) produzindo assim o movimento de flexão do cotovelo. Nessa fase da execução (excêntrica) ocorrerá um acionamento dinâmico novamente do grupo tríceps braquial e ancôneo para realizar o freio excêntrica, ou seja, ocorrerá uma contração excêntrica.

Durante a execução do chute de tríceps com halteres ao longo da Amplitude De Movimento (ADM), entre o momento de flexão e extensão do cotovelo, ocorrerá pontos de maior e menor tensão sobre o grupo muscular tríceps braquial e ancôneo. Quando executa-se esse exercício o indivíduo encontra-se no início com o cotovelo em aproximadamente 90° de flexão. Esse valor angular é o ponto da ADM onde ocorrerá a menor tensão muscular. Por outro lado, se o indivíduo executar o exercício entre os ângulos de 110° a 180° (extensão completa do cotovelo) esses serão os pontos onde se produzirá a maior tensão muscular.

Por que durante a execução do chute de tríceps com halteres em determinados pontos da ADM ocorrerá maior e menor tensão muscular?

Para que você possa entender porque em determinados pontos da ADM ocorrerá maior e menor tensão muscular é necessário relembrar os conceitos de braço de alavanca e torque. De uma forma geral, braço de alavanca ou braço de momento da resistência é representada pela distância perpendicular (que forma um ângulo de 90°), entre o ponto de aplicação da resistência e o eixo de movimento. Ou seja, durante o chute de tríceps com halteres o braço de alavanca será representado por uma distância perpendicular entre o halteres (que está na mão do indivíduo) e a articulação do cotovelo. Diante disso, quanto maior for a distância perpendicular entre o halteres e a articulação do cotovelo, maior será o braço de alavanca, ou quanto menor for a distância consequentemente menor será o braço de alavanca.

Já o torque resistivo é uma força que produzirá movimento rotacional sobre uma articulação. O torque resistivo é formado pela multiplicação da resistência (peso do halteres+ força gravitacional) e o tamanho do braço de alavanca. Isto é, multiplicando a resistência x o braço de alavanca você terá magnitude ou intensidade do torque resistivo produzido no ponto da ADM de um determinado exercício.

Realizado essa sucinta revisão sobre braço de alavanca e torque resistivo, agora podemos partir para o entendimento do porquê ocorre aumento e diminuição da tensão muscular ao longo da ADM no chute de tríceps com halteres. Ao longo da ADM do exercício em questão como o indivíduo estará trabalhando com peso livre (halteres) o mesmo encontra-se hora “próximo “a articulação do cotovelo, hora “distante” da articulação do cotovelo. Diante disso, a tamanho dos braços de alavancas serão diferentes e consequentemente o torque resistivo produzido sobre a musculatura alvo também. Portanto, agora você pode entender que no momento em que o indivíduo está próximo do ponto da ADM do ângulo de 90° de flexão do cotovelo, a distância entre a resistência e o eixo (articulação do cotovelo) será pequeno, assim o braço de alavanca será pequeno, o torque resistivo será reduzido e consequentemente o torque muscular produzido será diminuído. Já quando o indivíduo está em pontos angulares da ADM (por volta da 110 a 180°) os braços de alavancas produzidos serão maiores, assim os torques resistivos também serão e por fim os torques musculares produzidos serão significativos.

Para um iniciante no treinamento resistido com pesos ou musculação em que ângulos seria interessante o personal trainer prescrever o exercício chute de tríceps com halteres?

Provavelmente um iniciante na prática do Treinamento Resistido com Pesos (TRP) vem de um longo período de inatividade física, ou seja, de um amplo estado de sedentarismo. Diante disso, ele (iniciante) possivelmente poderá apresentar níveis de força muscular e coordenação motora baixos. Portanto, em uma primeira fase de treinamento seria interessante o personal trainer buscar planejar um mesociclo em que se tenha como principal objetivo desenvolver primordialmente a coordenação motora e propriocepção desse iniciante. Dessa forma, passaria a ser interessante no momento em que for executar os exercícios o personal trainer venha a ter como principal objetivo focar o trabalho sobre a correção da técnica de movimento, ou seja, o personal trainer deverá desenvolver nesse seu cliente iniciante a realização correta dos exercícios, pois estudos tem demonstrado que a aprendizagem correta dos movimento tem proporcionado produção de maiores níveis de força muscular no mesmo exercício a longo prazo.

Diante do apresentado acima no texto, caso o personal trainer tenha prescrito para o seu cliente iniciante o chute de tríceps com halteres, seria interessante que ele (personal trainer) orienta-se a execução da fase excêntrica até o ângulo de 90° de flexão do cotovelo, e a fase concêntrica até aproximadamente entre 160 a 170° de extensão de cotovelo. Essa estratégia é interessante para que se produza um alivio na tensão muscular produzida e com isso venha proporcionar que o iniciante foque somente sobre técnica correta de movimento.

Porém, e para um cliente que busque produzir o desenvolvimento de ajustes hipertróficos, quais os ângulos mais interessantes para se executar o chute de tríceps com halteres?

Para um cliente que busque produzir ajustes hipertróficos é interessante que o personal trainer ajuste as variáveis da sessão de treino, para que a mesma (sessão de treino) venha produzir um elevado estresse mecânico e metabólico. Diante disso, particularmente analisando a variável ADM seria interessante que personal trainer oriente o seu cliente a realizar os exercícios nos pontos angulares onde produza-se os maiores braços de alavanca e consequentemente torques resistivos e musculares. Essa estratégia teria como principal objetivo particularmente produzir grande estresse mecânico sobre a célula muscular e com isso potencialmente auxiliando na produção de microlesão sarcomial e de outras estruturas. E preciso relembrar que a microlesão tecidual é ponto de partida para toda a cascata de eventos fisiológicos, como produção de processo inflamatória, ativação de células satélites que estão vinculadas a produção dos ajustes hipertróficos.

Portanto, diante do descrito acima, caso o cliente tenha como principal objetivo produzir ajustes hipertróficos da musculatura de tríceps braquial, seria interessante que o personal oriente o mesmo a executar o chute de tríceps com halteres entre aproximadamente 110° a 180° de extensão do cotovelo. Entre esses valores angulares serão produzidos expressivos braços de alavanca, consequentemente torque resistivo e por fim tensão muscular.

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e saibam quais os pontos de maior e menor tensão muscular durante o exercícios de chute de tríceps com halteres.

Laboratorista Kayus César.