Treinar duas vezes por dia é uma estratégia que poderá ser executado, porém é necessário avaliar principalmente como está o rendimento da segunda sessão de treino do dia.

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Muitos personais trainers visualizam que nos últimos exercícios de uma sessão de treinamento por exemplo de musculação os seus clientes apresentam uma queda exacerbada no desempenho. Com isso, o treinamento sobre esses músculos envolvidos nos últimos exercícios passa a ficar comprometida. Diante disso, uma estratégia que o personal trainer poderá utilizar é propor a esse cliente (obviamente se o mesmo tiver tempo) treinar duas vezes por dia. Com isso, o personal trainer deslocaria os últimos exercícios (aonde o rendimento estava baixo) para uma segunda sessão de treino. Para avaliar se essa estratégia de treinar duas vezes por dia está sendo positiva ou não, o personal trainer deverá primordialmente avaliar qual o rendimento da segunda sessão de treino. Caso o rendimento esteja em um nível bom a ótimo a estratégia imposta foi positiva, entretanto se o rendimento da segunda sessão decaiu a estratégia aplicada de treinar duas vezes por dia foi negativa.

Diante disso, pode-se concluir que se o objetivo seja treinar duas vezes por dia é necessário que o personal trainer avalie minuciosamente qual o rendimento da segunda sessão do indivíduo. Ou seja, caso a segunda sessão esteja sendo executada com um ótimo rendimento o tempo de intervalo entre a primeira e a segunda sessão proporciona uma recuperação fisiológica e orgânica adequada.

É possível treinar duas vezes por dia?

Treinar duas vezes por dia é uma estratégia que pode ser utilizado. Entretanto, para definir se um indivíduo deve ou não treinar duas vezes por dia, é necessário primeiro identificar qual o objetivo principal do seu treinamento, ou seja, qual o patamar de condição física o indivíduo deseja chegar. Outra aspecto que deverá ser avaliado é se o tempo de intervalo entre a primeira e segunda sessão de treino, está proporcionando uma adequada recuperação dos processos fisiológicos desgastados da primeira sessão de treino.

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Em que circunstâncias podemos indicar para um indivíduo treinar duas vezes por dia?

Imaginemos que estamos realizando um trabalho com um cliente de personal e a sessão de treinamento resistido com pesos ou musculação esteja durando em torno de 45 a 60 minutos. Com isso, você (personal trainer) começa a visualizar que nos últimos exercícios dessas sessões de treino, o seu cliente não consegue mais manter uma capacidade aceitável de treinamento. Ou seja, seu cliente começa a apresentar um nível exacerbado de cansado, consequentemente não consegue mais render nesses últimos exercícios.  Diante disso, uma das estratégias que você (personal trainer) pode utilizar é “quebrar” essa sessão de treinamento e propor a esse seu cliente treinar duas vezes por dia.

Dessa forma, você (personal trainer) poderá aplicar os últimos exercícios aonde o mesmo já apresentava um nível exacerbado de cansado e não consegui render em uma segunda sessão. Com isso, possivelmente seu cliente estará treinamento de forma mais intensa esse determinado grupo muscular, pois o mesmo encontra-se descansado e assim apresentando um melhor rendimento.

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Caso vocês esteja trabalhando com atletas é interessante utilizar a estratégia de treinar duas vezes por dia?

Vamos imaginar que você está atuando como preparador físico de um time de handebol masculino. Nas sessões de treinamento que você está aplicando primeiramente os atletas realizam exercícios para melhora da condição física e, logo em seguida partem para um treinamento técnico tático. Entretanto, com o passar do tempo você (preparador físico) começa a perceber que os atletas estão chegando cansados e desgastados para realização do treinamento técnico tático com bola.

Diante disso, você juntamente com o técnico do time de handebol propõe a estratégia de se treinar duas vezes por dia. Ou seja, na parte da manhã realiza-se o treinamento físico e no período da tarde o treinamento técnico tático com bola. Com isso, essa poderia ser uma aplicação para melhorar o rendimento do treinamento técnico tático com bola dos atletas.

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Qual o cuidado que o personal trainer ou preparador físico deve ter ao propor aos seus clientes ou atletas treinar duas vezes por dia?

Um ponto crucial que o personal trainer ou preparador físico deverá observar é como está sendo o rendimento do seu cliente ou dos atletas na segunda sessão de treinamento do dia. Vamos esclarecer: o tempo total da primeira sessão e principalmente o intervalo entre a primeira e segunda sessão do dia são primordiais. Pois se a primeira sessão de treino estiver muito longa e o intervalo para a recuperação fisiológica não for adequado, o rendimento na segunda sessão poderá ser prejudicado pela recuperação fisiológica inadequada do seu cliente ou dos atletas com quem você trabalha.

Diante disso, se você personal trainer ou preparador físico de algum equipe visualizar essa situação apresentada acima no texto, a estratégia de treinar duas vezes por dia passa ser uma estratégia inadequada.  Dessa forma, a principal questão que deverá ser visualizada se a estratégia traçada for treinar duas vezes por dia em que ponto está o rendimento da segunda sessão de treinamento. Ou seja, se os dois treinamentos que estavam sendo realizados juntos quando separados melhoraram o rendimento do seu cliente os dos atletas com que você trabalha, ótimo a estratégia traçada está surtindo efeito. Porém, como já dito acima no texto se ao separar as sessões de treinamento o rendimento não veio a melhora e até mesmo caiu, a estratégia de treinar duas vezes por dia deverá ser repensada, ou seja, outra estratégia para melhora do rendimento deverá ser aplicada.

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Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e saibam quando é coerente treinar duas vezes por dia.