Planejar e periodização o treinamento do aluno/cliente é fundamental para alcançar os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Qual o problema quando o personal trainer não realiza o planejamento do treinamento do seu aluno/cliente antecipadamente?

Espera-se do profissional de Educação Física que vai atuar como personal trainer realize o planejamento do treinamento do seu aluno/cliente de forma antecipada e condizente com os objetivos. Diante disso, existem personais trainers que realizam esse trabalho, ou seja, o planejamento das sessões de treino dos seus aluno/cliente de forma excelente. Entretanto, alguns profissionais que atuam como personal trainer não realizam de forma adequada o planejamento do treinamento. Ou seja, muitas vezes somente no momento em que seu aluno/cliente chega na academia é que ele (personal trainer) irá selecionar os exercícios, a ordem, repetições, e sistema/método de treinamento que irá aplicar naquela sessão. Ainda, alguns desses profissionais nem se quer lembram o que seu aluno/cliente realizou no treino passado, e aplicam os mesmos exercícios no dia seguinte de treino. O Treino em Foco vê esse cenário como totalmente equivocado por parte do profissional.

Muitas vezes, essa situação poderá estar ocorrendo em virtude que esse profissional atende muitos alunos/clientes. Somado a isso, caso o mesmo não realize uma anotação do treinamento que está prescrevendo provavelmente irá se perder, e não lembrar quais exercício aplicou na última sessão de treino. Por outro lado, muitas vezes esse cenário pode estar acontece por relaxo do próprio personal trainer.

Quando isso começa a ocorrer, corre-se um risco de os objetivos traçados a curto, médio e até mesmo longo prazo não serem atingidos. Pois, não se estará levando a risco o princípio da progressividade, sendo este de fundamental importância para obter-se resultados sólidos. Com isso, a sessão treino do aluno/cliente ficará um bagunça e os resultados como citado acima possivelmente não serão obtidos. Provavelmente, o aluno/cliente irá cancelar o trabalho do personal trainer.

Qual seria a forma que o personal trainer poderia realizar o planejamento do treinamento do seu aluno/cliente?

O Treino em Foco entende que para obter resultados sólidos como citado acima no texto, é necessário seguir à risca ou da melhor forma possível o princípio da progressividade de carga. Para isso, passa a ser necessário que o personal trainer anote a cada sessão os exercícios que foram aplicados, a quilagem(peso) utilizada, número de séries realizadas, número de repetições atingidas em cada serie e também intervalos aplicados. Possivelmente com essa informações, o personal trainer conseguirá identificar como anda a evolução do seu cliente, e se o treinamento planejado, isto é as manipulações da variáveis agudas da sessões de treino estão indo ao encontro dos objetivos e curto, médio e longo prazo.

Ao realizar as anotações dessas variáveis citadas acima, o personal trainer também conseguirá gerar dados quantitativos e apresentar para o aluno/cliente a sua evolução ou não. E ainda com isso, conseguir ter argumentos mais sólidos para justificar o porquê o treinamento está sendo conduzida desta forma neste momento, ou ainda porque as sessões sofreram uma mudança leve ou radical. Portanto, os registro de treino é fundamental para o planejamento do treinamento mais adequado.

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e verifiquem os argumentos do Treino em Foco sobre planejamento de treinamento.