O sistema/método de repetições forçadas tem por objetivo aumentar a intensidade da sessão de treino.

Qual o principal erro que ocorre durante a aplicação do sistema/método de repetições forçadas?

Um dos sistemas/métodos mais utilizados pelo personais trainers e por praticantes de musculação ou treinamento resistido com pesos são as repetições forçadas. Esse sistema/método é amplamente utilizado quando objetiva-se produzir ajustes hipertróficos e também aumentos nos níveis de força, pois com a aplicação do mesmo aumenta-se o tempo de tensão muscular e consequentemente o estresse mecânico e metabólico que são dois fatores amplamente vinculados ao aumento do volume muscular (hipertrofia muscular).

Todavia, existem alguns personais trainers ou até mesmo praticantes que aplicam esse sistema/método de forma equivocada, ou seja, realizam o auxílio de forma inadequada. Na maioria das vezes o principal erro é o personal trainer ou praticante aplicar um força muito grande durante o momento do auxílio. Ao aplicar uma força muito grande durante esse momento (auxilio) repercutirá em uma perda da tensão muscular gerada pelo aluno/cliente/praticante que está executando o exercício. Esse cenário não é o ideal quando objetiva-se produzir ajustes hipertróficos, tendo em vista que a tensão constante sobre o músculo é um fator importantíssimo para geração desse objetivo.

De que forma deve ser realizado o auxílio durante a aplicação do sistema/método das repetições forçadas?

Como descrito acima no texto, o personal trainer ou praticante que está ajudando o seu parceiro de treino não deverá aplica uma força muito grande que faça o executante perca tensão muscular durante a execução do exercício.

Durante a execução de um determinado exercício o ponto em que o aluno/cliente ou praticante irá falhar é quando alcançar o maior braço de alavanca da resistência que ocorre no momento em que se atinge 90°. Neste ponto, será gerado o maior torque resistido e consequentemente o maior torque muscular. Portanto, esse será o ponto exato onde o ocorrerá a falha em um primeiro momento. Diante disso, o personal trainer ou praticante deverá buscar aplicar força mínima para proporcionar ao aluno/cliente/praticante consiga vencer esse ponto da amplitude. Já o resto da amplitude de movimento deverá ser executada de forma autônoma pelo aluno/cliente/praticante.

Assim, esse dinâmica de auxilio deverá ser executada entre duas a quatro repetições ou até o momento em que o aluno/cliente/praticante não consiga mais sustentar a fase excêntrica do movimento. Ou seja, ao não conseguir mais sustentar a fase excêntrica do movimento estará caracterizada tanto falha excêntrica. Portanto, na série do exercício o aluno/cliente/praticante atingiu tanto a falha concêntrica e excêntrica, o que parece ser um estímulo adequado de treinamento.

Para quem é interessante aplicar o sistema/método de repetições forçadas?

Como a aplicação do sistema/método de repetições forçadas tem como principal objetivo produzir um aumento da intensidade da sessão de treino e consequentemente gera um estresse metabólico mecânico maior o Treino em Foco entende que essa estratégia é interessante para aluno/clientes/praticantes avançados na musculação. A seguir serão listados alguns pontos que sustentam essa afirmação, pelo menos do ponto de vista prático:

Capacidade de sustentar a intensidade: tendo em vista que com a aplicação do sistema/método de repetições forçadas aumenta-se a intensidade do esforço, maiores níveis de acidose serão gerados. Assim, alunos/clientes/praticantes avançados apresentam uma maior capacidade de sustentar sessões de treino com maiores níveis de acidose em virtude de adaptações fisiológicas músculo-local, que o permitem produção e contração muscular mesmo com alto nível de acidose;

Menor risco de lesão: como o aluno/cliente/praticante continuará a executar repetições após a ocorrência da falha momentânea concêntrica, provavelmente o risco de ocorrência de lesão aumenta. Diante disso, é possível que alunos/clientes/praticante avançadas tenham maior capacidade para sustentar uma determinada técnica de execução ao aumentar de forma intensa a intensidade do esforço com a aplicação das repetições forçadas;

Maior capacidade recuperativa: obviamente em virtude de maior tempo de treinamento, o organismo do aluno/clientes/praticante avançadas tem maior capacidade para recuperação após a aplicação por exemplo do sistema/método de repetições forçadas.

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e verifiquem aos orientações do professor João Moura para aplicação das repetições forçadas.