Durante a sessão de treino o personal trainer deverá estar totalmente focado no desempenho do seu cliente.

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É importante que o personal trainer venha a fazer seu marketing?

Sim, a divulgação do personal trainer é de suma importância para que as pessoas venham a conhecer o seu trabalho, ou seja, para que as demais pessoas consigam enxergar qual a forma e público que um determinado personal trainer tem como foco. Além da famosa propaganda boca a boca, isto é a indicação entre clientes, a estratégia de montar um plano de marketing parece ser um meio bem interessante e promissor para alavancar a carreira do personal.

Para isso, existem inúmeras ferramentas para realizar o plano de marketing do personal trainer. Até um tempo atrás, a maioria dos profissionais de Educação Física que atuavam como personais trainers, realizavam a confecção de cartões de visitas e os distribuíam nas academias onde atuavam e em outros estabelecimentos para divulgar seu trabalho. Outra estratégia que utilizava-se era a colocação de outdoor nas cidades fazendo a divulgação do personal trainer. Nesses outdoors apareciam informações como: academia onde atuava, titulação (nível de formação), público alvo, entre outras informações. Por fim, como já citado acima, a maior propaganda do personal trainer continuava a ser as indicações.

No entanto, com o surgimento das redes sociais como Facebook, instagram entre outros, hoje em dia as pessoas passaram a ficar mais conectadas aos acontecimentos do “mundo da internet”. Basta você olhar ao seu redor que possivelmente visualizará inúmeras pessoas com a “cabeça” dentro do celular. Dessa forma, hoje em dia passou-se a dar muita importância somente as coisas que estão descritas nas redes sociais, ou seja, parece que se não está postado na rede social não acontece. Diante disso, com esse aumento da atenção das pessoas para o que está ocorrendo nas redes sociais, essas ferramentas (Facebook, Instragram) parecem ser um meio que pode potencializar a divulgação do trabalho do personal trainer.

Possivelmente, em virtude desse “bum” das redes sociais muitos personais trainers começaram a utilizar as estratégias de postarem orientações, fotos ou vídeos do seu clientes treinamento, fotos ou vídeos do próprio personal trainer treinando ou se alimentando e até mesmo vídeos motivacionais. Assim, parece que essa estratégia de marketing vem funcionando, pois a cada dia aumenta o número de personais trainers que utilizam essa estratégia, é só você navegar nas redes sociais e visualizar.

Porém, alguns personais trainers realizam o seu marketing no momento em que estão atendendo o seu cliente. Ou seja, existem personais que por exemplo começam a gravar um vídeo no momento em que seu cliente está executando a série de um determinado exercício, e não se preocupam com a técnica de execução, e sim se vai ficar legal no vídeo ou não. O Treino em Foco entende que essa estratégia é totalmente inviável.

Por que o Treino em Foco entende como uma estratégia totalmente inadequada do personal trainer gravar e postar um vídeo do seu cliente durante a sessão treino?

O Treino em Foco entende que durante a sessão treino do cliente o personal trainer deverá estar a todo momento atento aos diferentes aspectos do exercício. Essa atenção é necessária para que o personal conduza a sessão treino de acordo com o objetivo do cliente e venha a evitar o desprazer da ocorrência de algum tipo de lesão durante a execução. Outro ponto a salientar, e que reforça esse posicionamento do Treino em Foco é que o cliente está comprando o serviço do personal para que ele esteja naquele momento da sessão, com o foco total sobre o cliente.

Diante disso, é totalmente inadequado o personal trainer durante a execução de um exercício ficar filmando de longe e ainda desconectar-se totalmente a atenção do cliente para realizar a postagem do vídeo na rede social.

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Qual o momento em que o Treino em Foco entende como interessante para que o personal trainer venha a fazer o marketing?

Como durante a sessão treino do cliente o foco do personal trainer deverá ser total nele (cliente), visando correção da técnica de execução entre outros fatores, obviamente como descrito acima no texto, esse não será o momento adequado para realizar um marketing. Assim, o Treino em Foco entende que o marketing poderá ser feito após a sessão de treino. Entretanto, caso o personal tenha como objetivo realizar um vídeo do seu cliente treinando para mostrar como é a sua forma de condução da sessão treino, uma estratégia é posicionar o aparelho celular em um lugar estratégico que consiga fazer a filmagem ou solicitar para que outro profissional que não esteja atendendo o seu cliente realizar a filmagem. Com essa estratégia, o personal não deixará o seu cliente a realizar o exercício sozinho e assim conseguirá dar a atenção necessária, para o mesmo durante a execução. Além disso, essa é uma estratégia interessante para que as pessoas consigam visualizar nas redes sociais como o personal conduz a sessão treino.

Seguidores, não percam vídeo aula de hoje e verifiquem as orientações do professor João Moura do momento adequado para o personal trainer realizar o seu marketing.