Em treinos para corrida de aventura, é essencial executar treinos aeróbios e de força, visando melhora das capacidades biomotoras de resistência aeróbia e força muscular, que serão muito solicitadas numa competição de corrida de aventura e obstáculos.

treinos_para_corrida_de aventura_aeróbios

No planejamento ou periodização dos treinos para corrida de aventura, é fundamental realizar treinos aeróbios, buscando melhora no condicionamento cardiovascular, pois é a capacidade biomotora mais solicitada nas competições de corrida de aventura e obstáculos. Sabendo também que em alguns trechos das provas o competidor necessitará transpor obstáculos como pular paredes, sustentar seu corpo em cordas, rastejar na lama, e subir rampas bem inclinadas, então passa a ser necessário realizar treinos de força, pois o competidor necessitará força para passar esses obstáculos citados.

 

Como estão sendo realizados os treinos aeróbios, nos treinos para corrida de aventura?

O projeto teve início no começo do mês de fevereiro, aonde o Jefferson e a Tati realizam três sessões semanas de treinos aeróbios contínuos, ou seja, estão realizando esse tipo de treinamento porque estão em um período de readaptação.

Os treinos aeróbios estão sendo realizando dentro da zona de esforço de 50 a 70% da FC máx. Esse controle não é extremamente necessário, porém, é interessante para conseguir comparar ao longo do tempo a evolução cardiovascular. Por exemplo, para fazer um percurso de três quilômetros dentro da zona de 50 a 70% da FC máx, o Jefferson e a Tati precisaram de 35 minutos, porém, daqui a dois meses realizando a mesma rota de treino, e dentro da mesma zona de esforço, eles levaram 25 minutos. O que isso quer dizer?

treinos_para_corrida_de_aventura_aeróbio

Isso nos mostra, que o Jefferson e a Tati aumentaram o ritmo, e conseguiram manter o estresse cardíaco, podemos concluir que ocorreu evolução física. Então depois de ter iniciado com essas três sessões de treinos aeróbios, nos treinos para corrida de aventura, o Jefferson e a Tati forma progredindo, realizando um rota de 3 km, na primeira até metade da segunda semana, logo em seguida passaram para rotas de 5 Km, sendo que uns dos últimos treinos aeróbios, realizaram um percurso de 8 KM, sentindo menos cansaço do que no primeiro treinamento realizado.

Desde o dia 23 de fevereiro o Jefferson e a Tati, estão realizando treinos de força, na periodização dos treinos para corrida de aventura.

 

Por que treinar força, nos treinos para corrida de aventura?

No ato da corrida ocorre uma grande sobrecarga nas articulações de joelho, tornozelo, e Quadril. Então esses treinos de força estão servindo como base, para fortalecer a musculatura principalmente de membros inferiores para auxiliar na execução da técnica adequada de corrida, e com isso melhorar a performance do corredor, melhorando a capacidade energética no momento da corrida.

treinos_para_corrida_aventura_treinos_força

Lembrando, que nas provas de corrida de aventura e obstáculos em alguns momentos, o competidor necessitará transpor obstáculos, e correr em terrenos inclinados aonde será necessário uma grande produção de força muscular, então isso justifica a introdução de treinos de força, na periodização e nos treinos para corrida de aventura.

Porém esses treinos de força, devem ser realizados como complemento nos treinos para corrida de aventura, pois o principal treinamento é o aeróbio, pois é a capacidade biomotora mais solicitada nos provas de corrida de aventura e obstáculos.

treinos_para_corrida_tati_força

Como estão sendo realizados esses treinos de força?

Essas sessões de treinos de força estão sendo executadas duas vezes por semana, porém ainda não estão realizando um treinamento de força pura, porque o Jefferson e a Tati estavam muito tempo parados.

treinos_para_corrida_aventura_força_membros_inferiores

Os treinos de força estão sendo realizados duas sessões semanais com repetições de 8 a 10 submáximas, ou seja, não estão sendo executados repetições até a falha. Nas próximas semanas começaram a realizar treinos de força com outra configuração, que será variada, ou seja, conforme ocorrer a evolução do Jefferson e a Tati, os estímulos serão mudados para adequar os treinos de força para evoluir no treinamento.

treinos_para_corrida_aventura_força_membros_superiores

Então seguidor não perca o vídeo de hoje e saiba como estão sendo realizados os treinos para corrida de aventura.