Iniciei exercícios na academia e já quero desistir.
Jeovani Peripolli
Personal Trainer – Prof. Ed. Física CREF 008821-G/RS
Quem inicia um programa de exercícios físicos descobre um novo mundo. Após um período de um ou dois meses o que era novidade acaba sendo monotonia, rotina, desmotivação. Isso ocorre com quase todos que iniciam uma atividade em academia. É o motivo principal para desistir. Dessa forma, a escolha da modalidade de exercício físico é um dos fatores de permanência na academia.
Sentir prazer em realizar exercícios é o fator número um de permanência na modalidade ou na academia. Além disso, outros fatores devem ser considerados.
Em primeiro lugar, defina seus objetivos pessoais. Tente responder: como quero estar daqui a um mês? E daqui a 3 meses? Daqui a 6 meses? Daqui a um ano? Daqui a 5 anos? E daqui a 10 anos?
Definido isso, pense em exercícios que você goste. Se não tiver muita experiência, peça ajuda a um educador físico, ou então vá até uma academia e faça aulas experimentais em diferentes modalidades para sentir o efeito de cada exercício.
Mesmo gostando de uma única modalidade, alterne sistematicamente os tipos de modalidades, assim haverá a quebra do estado de homeostase e o organismo continuará evoluindo de maneira progressiva em direção aos objetivos definidos.
Considere também características de sua personalidade, ou seja, dê preferência a locais que te motivem. A academia, o clube, o parque para pessoas que gostam de ambientes agitados e com bastante interrelações pessoais. Pessoas que preferem ficar exercitando-se de maneira individual ou isoladas devem buscar programas que salientem esta característica.
Você pode realizar os mais diversos tipos de modalidades, de exercícios, de programas mas considere sempre atividades que proporcionam prazer e que respeite seus limites. A ajuda de um profissional favorece a tomada de decisões e a melhor escolha da atividade próxima a ideal.

Jeovani Peripolli
Personal Trainer – Prof. Ed. Física CREF 008821-G/RS
Tel. (55) 9602.2648 – www.movimentacao.org