Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes no Brasil são aproximadamente 13,4 milhões de pessoas portadoras de diabetes ocupando a quarta posição entre os países que mais apresentam casos dessa doença.
O Diabetes é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura). Quando em excesso, a glicose pode trazer várias complicações à saúde.
Os principais sintomas do diabetes são aumento do volume urinário (poliúria), como conseqüência aumenta a sede (polidipsia). Outros sintomas importantes são a perda de peso, visão turva e impotência sexual.
Tratamento
Quando não tratada adequadamente, podem ocorrer complicações como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
O diagnóstico precoce é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. Procurar o mais breve um serviço de saúde se está urinando demais e sentindo muita sede.
O tratamento necessita de equipe multidisciplinar. Além de uso de medicamentos específicos, controla-se o diabetes através de uma dieta alimentar balanceada para cada caso. O profissional da área de nutrição saberá indicar uma dieta adequada.
Um programa regular de exercícios físicos ajuda o diabético a controlar o nível de glicose na corrente sanguínea. Além disso, o exercício físico regular melhora o condicionamento físico, fortalece e diminui as dores musculares e articulares, melhora o humor, a autoestima gerando bem estar.
Independentemente de ser diabético ou não, sugiro que as pessoas coloquem exercícios físicos diários como prioridade em sua rotina de vida.

Jeovani Peripolli
Personal Trainer – Prof. Ed. Física CREF 008821-G/RS
Tel. (55) 9602.2648 – www.movimentacao.org