Como é feito a consultoria online?

Hoje em dia está em alta as consultorias online de prescrição de treinamento. Na maioria das vezes alunos/clientes procuram profissionais que se destacam nas redes sociais por seu trabalho e buscam que este (profissional) venha a realizar prescrição do seu treinamento. Para isso, o profissional solicita que esse aluno/cliente venha a academia que ele trabalha para que realize as avaliações iniciais necessárias para a prescrição do treinamento. Porém, existem alguns alunos que são de longe, e assim, o mais comum é mandar a avaliação que um outro profissional fez para o seu futuro treinador de consultoria.

Para acompanhar a progressão os profissionais que oferecem consultoria solicitação que o aluno/cliente em algum determinado momento venham a filmar os exercícios e lhe envie via whatsApp para uma posterior avaliação. Assim, o profissional dará o feedback de como conduzir os treinos para os exercícios. Além disso, alguns profissionais ainda marcam com seu aluno/cliente um dia da semana uma chamada de vídeo para que esses possam tirar as dúvidas do treino. Ainda, existem outros (profissionais) que proporcionam uma ou duas vezes por mês um treino presencial com o aluno de consultoria visando realizar ajustes do treino. Tendo em vista,quando possível essa última estratégia parece ser a melhor.

Porém, qual o problema na condução da consultoria online?

Um ponto primordial para se conseguir bons resultados com a consultoria online é a sintoma entre o profissional e o aluno/cliente. Ou seja, o profissional deverá desenvolver diferentes estratégias para ensinar o aluno/cliente a realizar os exercícios, utilizar ferramentas para esse fim para tronar mais fácil o entendimento, como por exemplo programas que demonstrem os exercícios, e principalmente ter uma boa didática no momento de explicar algo para o aluno.

Além disso, no momento de selecionar os exercícios o profissional deverá buscar saber como é a academia na qual o aluno irá treinar. Ou seja, identificar quais as máquinas essa academia tem. Com isso, ele (profissional) irá reduzir o risco de prescrever um determinado exercícios e o mesmo não ser possível de realizar em virtude da falta da máquina. Outro ponto interessante é o profissional que está oferecendo a consultoria tentar sistematicamente, uma ou duas vezes ou toda semana contato com o profissional que atua na sala de treinamento resistido com pesos. Com essa estratégia ele (profissional consultor) poderá ter uma visão melhor da forma de progressão do seu aluno.

Já o aluno por sua vez,terá que ter uma capacidade de assimilação grande, ser focado no treinamento e principalmente seguir à risca o que seu consultor tem planejado para ele. Assim, talvez  utilizando estratégias descritas acima, obviamente não são as únicas, possivelmente tanto o profissional como aluno conseguirão atingir os objetivos traçados.

Porém, sabe-se que muitos profissionais que oferecem o serviço de consultoria online não tem a mínima capacidade par ao mesmo. Pois, já na sua atuação presencial não conseguem realizar um bom trabalhando, no entanto, atraídos pelo “bum” da consultorias online migraram para essa prática sem a mínima capacidade. Assim,passa a ser fundamental que o aluno/cliente que estiver interessado em buscar essa serviço venha a fazer uma análise criteriosa, pois é a sua saúde que está em jogo.