Durante a fase excêntrica da exercício de glúteo no graviton poderá ocorrer erro na técnica de execução em virtude de uma insuficiência passiva de glúteo máximo, ou ainda por falta de consciência corporal do aluno/cliente.

treino_em_foco_graviton_gluteo_máximo

Como executar de forma correta o exercício para glúteo no graviton?

Inicialmente o profissional de Educação física deverá orientar o seu aluno/cliente a posicionar um dos pés sobre a plataforma do graviton. Já o pé do outro membro inferior, deverá estar tocando o solo e os membros superiores deverão estar sobre as manoplas do aparelho, visando estabilizar o corpo do aluno/cliente. Por fim, as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral deverão ser mantidas.

Após realizar o posicionamento descrito acima, o aluno/cliente estará apto para iniciar a execução do exercício glúteo no graviton. Para isso, iniciará executando a fase excêntrica do movimento. Nesta fase, ocorrerá os movimentos de flexão do joelho e do quadril. Um ponto importante a salientar, é que esses movimentos serão realizados pela resistência. Diante disso, para que a flexão do joelho e quadril não venha a ocorrer de forma balística ocorrerá uma contração excêntrica de determinados músculos. Assim, para frear a flexão do quadril os extensores do quadril (glúteo máximo, glúteo médio principalmente as fibras superiores, adutor magno principalmente as fibras posteriores, bíceps femoral cabeça longa, semitendinoso e semimembranoso). Já para frear o movimento de flexão dos joelhos os músculos extensores do joelho serão acionados em contração excêntrica, sendo eles, vasto lateral, reto femoral, vasto intermédio e vasto medial.

Por outro lado, durante a fase concêntrica do movimento o aluno/cliente deverá vencer a resistência, e para isso realizará os movimentos de extensão do quadril e do joelho. Nesta fase para realizar o movimento de extensão do joelhos, os músculos extensores do joelho (reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio) serão agora acionados em contração concêntrica. Já para realização do movimento de extensão do quadril novamente os músculos extensores desta articulação (glúteo máximo, glúteo médio principalmente as fibras posteriores, adutor magno fibras posteriores, semitendinoso, semimembranoso e bíceps femoral cabeça longa) serão acionados, porém agora em contração concêntrica.

treino_em_foco_graviton_gluteo_máximo

Qual o principal e por que ocorre erro durante a execução do glúteo no graviton?

Na maioria das vezes os alunos/clientes que executam o exercício de glúteo no graviton realizam um erro durante o final da fase excêntrica do movimento. Ou seja, no últimos graus da flexão do joelho e do quadril, ocorre o movimento de retroversão pélvica e retificação da curvatura de lordose lombar.

Para entender o motivo pelo qual esse erro técnico de execução esteja acontecendo, é necessário entender questões especificas sobre o músculo glúteo máximo. Durante a realização da fase excêntrica onde executa-se uma flexão do quadril, o músculo glúteo máximo que é um forte extensor do quadril, estará sendo alongado. Diante disso, em algum ponto da fase excêntrica, dependendo do nível de extensibilidade das fibras do glúteo máximo dos alunos/clientes, o mesmo (glúteo máximo), poderá alcançar o seu alongamento máximo e assim entrando em insuficiência passiva. Dessa forma, não conseguirá mais ceder e como sua origem tem localização na região posterior da crista ilíaca, sacro e ligamento sacrotuberal, irá projeta a pelve para trás e para baixo, ou seja, rodando a pelve em retroversão. Como já citado acima no texto, essa alteração na postura da pelve levará a uma retificação da curvatura de lordose lombar, isto é levando o indivíduo a uma hipolordose lombar funcional, o que não é nada adequado.

Um outro ponto que poderá estar levando a esta retroversão pélvica e retificação da curvatura de lordose lombar é a falta de consciência corporal do aluno/cliente. Ou seja, devido à falta de coordenação necessária para a execução do exercício, o aluno/cliente passa a errar técnica o que também poderá levar a uma retroversão pélvica e posterior retificação da lordose lombar.

treino_em_foco_graviton_gluteo_máximo

Diante do apresentado acima, quais os procedimentos que o personal trainer deverá realizar?

De forma imediata o personal trainer deverá visar limitar o ângulo de flexão do quadril do aluno/cliente. Ou seja, ele (personal trainer) deverá orientar o seu cliente a executar a flexão do quadril até antes que comece a realizar o movimento de retroversão pélvica. Assim, a execução do exercício passará a ser mais seguro.

A longo prazo, seria interessante que o personal trainer viesse a aplicar nas sessões de treino exercício de alongamento ou flexionamento específicos para o músculos glúteo máximo. Com essa estratégia, o objetivo será aumentar o grau de extensibilidade das fibras do glúteo máxima, e assim possibilitar a realizar de uma fase excêntrica mais ampla no exercício de glúteo no graviton.

Por outro lado, caso seja identificado que o problema é falta de consciência corporal ou coordenação motora do aluno/cliente ele (personal trainer) deverá buscar estratégia para potencializar o entendimento do aluno/cliente sobre a técnica de execução.

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e visualizem a análise da insuficiência passiva que pode ocorrer no exercício de glúteo no graviton.