Posso FAZER treinamento resistido com pesos ou musculação, para AUXILIAR no processo de emagrecimento?

 

Será que a musculação é EFICIENTE para o processo de emagrecimento?

 

De que forma DEVO REALIZAR o treinamento resistido com pesos ou musculação, par auxiliar no programa de emagrecimento?

 

Treinamento resistido com pesos de anilhas, barras, peso do próprio corpo, pesos de placas das máquinas, ou seja, a FAMOSA musculação. O que a musculação pode CONTRIBUIR pra o processo de emagrecimento?

Existem algumas TÉCNICAS, ou formas de trabalhar no treinamento resistido com pesos ou musculação, que irão CONTRIBUIR de uma forma bem significativa para o processo de emagrecimento. Claro que isso deve ser prescrito INDIVIDUALMENTE para cada praticante, nós do Treino Em Foco, falamos de uma forma GENÉRICA, aspectos relacionados ao TRP ou musculação, envolvidos no programa de treinamento para emagrecimento, porém como efetivamente MONTAR seu treino na musculação, nada melhor do que o seu PROFESSOR de Educação Física, que conseguirá prescrever ADEQUADAMENTE e de uma forma individual atendendo as suas NECESSIDADES.

O trabalho da musculação ou treinamento resistido com pesos no emagrecimento, tem uma lógica bem BÁSICA, é fazer o máximo de consumo de ENERGIA durante o treino obviamente, mas gerar um aspecto importante que normalmente no trabalho em zona LIPOLÍTICA, ou seja, o trabalho continuo não consegue, que é PRODUZIR um gasto significativo de energia no pós treino, e isso o TRP ou musculação CONSEGUE REALIZAR. Esse gasto de energia no pós treino ocorre em função de ASPECTOS FISIOLÓGICOS de recuperação do que foi gasto durante o treinamento de musculação visando o emagrecimento. O Treino em Foco, já gravou um programa falando ESPECIFICAMENTE do EPOC, o link está na descrição desse vídeo. Mas em linhas gerais o EPOC é um consumo excessivo de oxigênio no pós treino, e isso está diretamente relacionado a RECUPERAÇÃO FISIOLÓGICA do organismo, dos desgastes fisiológicos que ocorreram durante o treinamento de musculação com objetivo de emagrecimento.

 

Se CONSEGUIRMOS produzir um programa de treinamento na musculação, que gere um gasto energético significativo no pós treino, ou seja, gere um EPOC significativo, a musculação estará CONTRIBUINDO para o processo de emagrecimento. Por exemplo um programa de treinamento de um FISICULTURISTA ele é extremamente intenso, esse programa de treinamento gerará ao fisiculturista um EPOC significativo no pós treino, ou seja, o consumo de energia depois do treinamento em situação de repouso, ele continua consumindo um teor de ENERGIA MAIOR do que o repouso, e esse consumo de energia que ele está produzindo está contribuindo para o emagrecimento, essa é a ideia,  ou seja, o  paralelo que podemos fazer para o seu TREINAMENTO visando um emagrecimento. Isso não significa dizer que se você está iniciando o processo ou iniciando um programa de TREINAMENTO visando emagrecimento, precisa treinar como um fisiculturista. Porém estamos nos ESPELHANDO, em um programa de treinamento, que visa obviamente melhorar teor de MASSA MUSCULAR, de uma forma simétrica, proporcional, esse é o OBJETIVO de um fisiculturista no treinamento da musculação, entretanto por ser intenso esse programa de treinamento, irá gerar um EPOC significativo no pós treino, gerando CONSUMO DE ENERGIA particularmente da gordura no pós treino também significativo, ajudando a alcançar o emagrecimento.

 

Então SEGUIDOR que está buscando estratégias de treinamento para emagrecimento, NÃO PERCA o vídeo de hoje e saiba de que forma o TRP ou musculação contribui para o emagrecimento.