O desenho do músculo peitoral maior é um herança genética. Com isso realizar exercícios específicos para deixar o peitoral quadrado ou o peitoral arredondado, não modificará o formato do músculo peitoral maior.

peitoral_maior_peitoral_quadrado_peitoral_arredondado_treino_em_foco_

É comum nas academias de ginástica visualizar indivíduos solicitando aos seus professores ou personal trainer para que eles prescrevam exercícios específicos para deixar o peitoral quadrado ou o peitoral arredondado. Entretanto realizar exercícios específicos para modificar o formado do músculos peitoral maior é impossível. O desenho anatômico ou o formato do músculo peitoral maior é influenciado por fatores genéticos, ou seja, se um indivíduo nasceu com o peitoral quadrado, realizando exercícios específicos para o músculo peitoral maior ele conseguirá hipertrofiar, porém modificar o formato para um peitoral arredondado será impossível. Dessa forma, ele aumentará o volume muscular, porém continuará com o peitoral quadrado. Exercícios de alongamento para modificar o formato do músculo peitoral também não são efetivos. Realizando exercícios de alongamento o indivíduos aumentará a elasticidade, entretanto não modificará o formato do músculos peitoral maior.

Entretanto, é possível manipular os exercícios para aumentar a ênfase de trabalho sobre as diferentes regiões ou feixes do músculos peitoral maior. Ou seja, para realizar um trabalho mais intenso da região superior do peitoral maior (fibras claviculares) pode-se realizar por exemplo os exercícios de supino inclinado com barra ou halteres e crucifixo inclinado. Da mesma forma que se o objetivo seja trabalhar com maior ênfase as fibras inferiores do peitoral maior (fibras esternocostais) pode-se realizar os exercícios supino declinado e crossover.

No programa de hoje da série Fisiologia do treino abordaremos se existe alguma forma de deixar com o treinamento e quais exercícios realizar para deixar o peitoral quadrado ou mais arredondado. Esse questionamento de como deixar o peitoral quadrado ou arredondado, é uma pergunta que o Treino em Foco vem recebendo constantemente nos seus canais de mídias.

treino_em_foco_peitoral_maior_peitoral_quadrado_peitoral_arredondado_treino_de_peitoral

Existe influência da genética na determinação do formato ou desenho anatômico do músculo peitoral maior, deixando o peitoral quadrado ou arredondado?

Primeiramente é necessário entender que o peitoral maior é um músculo grande e superficial, com isso passa a ser um músculo estético. Dessa forma, em um indivíduo que tenha uma boa definição, ou seja, que apresenta um ótimo desenvolvimento muscular do músculo peitoral maior e com um baixa taxa de gordura, consequentemente esse músculo (peitoral maior) ficará bem aparente na região anterior do tronco.

O peitoral maior é um músculo que tem um desenho de origem anatômica, ou seja, o desenho do músculo peitoral maior é determinado pela genética do indivíduo. Dessa forma, o formato do músculo peitoral maior sendo mais quadrado ou arredondado dependerá muito do fator genético.

treino_em_foco_treino_de_peito_peitoral_maior_peitoral_quadrado_peitoral_arredondado

Quais exercícios realizar no treino de peito para deixar o peitoral quadrado ou peitoral arredondado?

Não existem exercícios que podem modificar o formato do músculo peitoral maior, ou seja, através da execução de exercícios no TRP (musculação) não pode-se deixa modificar o formado do músculos peitoral maior.

Por exemplo indivíduos que nasceram com o formado do músculo peitoral quadrado independentemente do exercício que venha a fazer o músculo peitoral maior continuará com um formato quadrado. Com a execução do treinamento esse indivíduo poderá hipertrofiar mais as fibras superiores (fibras claviculares) ou inferiores (fibras esternocostal) do músculo peitoral maior, entretanto o formado ou desenho do músculos peitoral maior continuará sendo de peitoral quadrado. Da mesma forma pode-se raciocinar para um indivíduo que apresenta o peitoral arredondado, ou seja, apresenta um desenho genético do músculo peitoral em um formato arredondado. Dessa forma, por mais exercícios que esse indivíduo venha a realizar, poderá ocorrer hipertrofia das regiões do músculos peitoral maior, porém o formato herdado geneticamente ainda continuará o mesmo, ou seja, esse indivíduo continuará apresentando o peitoral arredondado.

Diante disso, podemos entender que não existem exercícios específicos para deixou o peitoral quadrado ou para deixar o peitoral arredondado. Reforçando, o desenho ou formato do músculo peitoral maior é um fator herdado geneticamente. Dessa forma, realizar por exemplo o exercício supino reto ou voador frontal com diferentes técnicas de execução não mudará o formato do músculo peitoral maior.

treino_de_peito_treino_em_foco_peitoral_quadrado_peitoral_arredondado_

Será que a realização de exercícios de alongamento para o músculos peitoral maior, poderá deixar o peitoral quadrado ou peitoral arredondado?

Quando os indivíduos executam exercícios de alongamento como no caso de hoje para o músculos peitoral maior, ele (indivíduo) estará melhorando a capacidade de elasticidade das fibras do músculo peitoral maior. Entretanto, com a realização de diferentes exercícios de alongamento ou flexionado não gerará uma alteração no desenho anatômico do peitoral. Ou seja, realizar exercícios de alongamento não deixará o peitoral quadrado ou peitoral arredondado.

Na sequência descrevermos se é possível aumentar a intensidade de trabalho nas diferentes regiões ou feixes do músculos peitoral maior.

 Já que com a execução de diferentes exercícios não é possível deixar o peitoral quadrado ou peitoral arredondado, é possível executar exercícios para trabalhar com ênfase as diferentes regiões ou feixes do peitoral maior?

Como descrito anteriormente não é possível realizar exercícios específicos para deixar o peitoral quadrado ou o peitoral arredondado. Porém realizar diferentes exercícios para trabalhar com ênfase as diferentes regiões do músculos peitoral maior é possível. Por exemplo se o objetivo do indivíduo seja realizar um trabalho mais intenso sobre a s fibras claviculares do peitoral maior (fibras superiores) pode-se executar o exercícios supino inclinado com halteres ou com barra, assim como o exercício de crucifixo inclinado.

Já se o objetivo do treinamento seja hipertrofiar com maior intensidade a região inferior do peitoral (fibras esternocostais) o indivíduo poderá executar os exercícios de supino declinado assim como exercícios e crossover.

treino_em_foco_peitoral_maior_peitoral_quadrado_peitoral_arredondado_treino_de_peitoral

Qual conclusão do vídeo de hoje sobre como deixar o peitoral quadrado ou o peitoral arredondado?

Para finalizara discussão sobre a anatomia e herança genética do formato dos músculos do corpo do indivíduo, podemos utilizar o exemplo dos músculos da face posterior perna, ou seja, do tríceps surral que é formado pelo gastrocnêmicos medias, lateral e sóleo. Esses músculos que dão o desenho da parte posterior do seguimento perna. Muitos indivíduos apresentam uma hipertrofia, ou seja, um grande volume dos músculos gastrocnêmicos, particularmente do músculo gastrocnêmico medial mesmo sem realizar um programa de treinamento intenso para o desenvolvimento de hipertrofia muscular dessa região.

Entretanto, outros indivíduos realizam treinamentos intensos nas academias, com vários exercícios e técnicas especificas para o desenvolvimentos dos músculos gastrocnêmicos medias, laterais se sóleo, porém, o nível de hipertrofia que esses indivíduos conseguem obter é baixo.  Além de obter um processo hipertrófico baixo do tríceps surral (gastrocnêmicos media, lateral e sóleo) o desenho principalmente dos gastrocnêmicos também não poderão ser alterados.

Dessa forma, esse é mais um exemplo de que o formato ou o desenho dos músculos é um fator de herança genética, sendo impossível de ser alterado com o treinamento.

treino_em_foco_peitoral_arredondado_peitoral_quadrado

Seguidor, não perca o vídeo de hoje e tire seus dúvidas se existe exercícios para deixo o peitoral quadrado ou o peitoral arredondado.