Related Articles

4 Comments

  1. 2

    itallo bruno

    Professor as pessoas confundem muito a questao de estatura associando a ser endo, ecto e mesoformos… A minha pergunta uma pessoa baixa sei la com 1,50 ou 1,60 cm pode se encaixar em qualquer um desses tres biotipos, pois existem muitos fatores que influenciam a constução do somatotipo ?Quas sao esse fatores que influenciam alem da altura , gordura e massa muscular ?

    Reply
    1. 2.1

      João Moura

      Uma pessoa baixa pode ser predominantemente ectomórfica, dependerá da sua relação com o peso, porém não é muito comum, o comum é pessoa alta com mais ectomorfia de predominância. Os cálculos são feitos a partir de perímetros, dobras cutâneas, diâmetros ósseos, estatura e massa corporal. Assim, estas são as variáveis influenciam.

      Abraço.

      Reply
  2. 1

    Rafael Cruz

    Essas 3 formas de biotipo variam ao longo da vida…. Por exemplo: uma pessoa ectomorfo nunca será endomorfo, ou qualquer outra…??? Ou isso pode variar somente em relação às pessoas que tem mais de um componente visível, tipo: pessoas meso-endo, endo-meso….., aí sim, já que elas têm 2 componentes, então, já que se ela engordar, deixará de ser meso-endo para ser endo-meso???

    Reply
    1. 1.1

      João Moura

      Rafael, uma pessoa com somente um biotipo caracteristico é muito difícil de encontrar, na maior parte da população são “misturas” de biotipos. Assim, uma pessoa ectormórfica como principal componente pode transformar-se em mesomórfico ou endomórfico com principal característica biotípica. Eu mesmo tenho um primo que até seus 23 a 25 anos era extremamente ectomórfico, e hoje aos seus 35 anos a principal característica é a endomorfia… engordou tanto que modificou fortemente o biotipo.

      abraço e espero ter ajudado.

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *