quarta-feira, outubro 1, 2014
Capa / Fisiologia do Treino

Fisiologia do Treino

Treinamento Físico para Bailarinos

Fisiologia do Treino 50 - Variáveis do treinamento para bailarinos

Quando elaboramos um programa de exercícios físicos, para qualquer grupo de atletas, precisamos conhecer a fundo a modalidade esportiva. A partir deste ponto precisamos identificar as qualidades biomotoras mais importantes para a modalidade. O Treino em FOCO Fisiologia do Treino de hoje responde sobre um questão relacionada ao treinamento físico para bailarinos. Acompanhe as colocações do Prof. Dr. João Moura. Leia Mais »

Alteração da carga (pesos) no treino

Fisiologia do Treino 49 - Quando mudar os pesos

Existe um momento específico para fazer a alteração dos pesos no treinamento? Em quantas semanas devo fazer essas alterações? Bom, não existem padrões temporais que determinam a troca de quilagens durante o período de treinamento. O momento de trocar a quilagem é determinada pelos componentes fisiológicas do indivíduo. A fisiologia do indivíduo é o que determina quando devemos alterar as ... Leia Mais »

Força Pura e Força Relativa

Fisiologia do Treino 51 CORREÇÃO JP

Seria possível realizar um trabalho potência junto com um trabalho de força pura? Esse foi o questionamento que um dos nossos seguidores nos fez e esse questionamento virou um tema para o episódio da série Fisiologia do Treino de hoje. Acompanhe as explanações do Prof. Dr. João Moura. Leia Mais »

Tipos de Contração Múscular – Concêntrica / Excêntrica / Isométrica

Fisiologia do Treino 50 - Tipos de Contração Múscular - Concêntrica Excêntrica Isométrica

Na série Fisiologia do Treino de hoje, abordamos sobre os tipos de contração muscular. Vamos discutir sobre as contrações isométricas, dinâmicas, na fase concêntrica e excêntrica. Leia Mais »

O que fazer com as medidas de dobras cutâneas?

O que fazer com as medidas de dobras cutâneas - Fisiologia do Treino #49

No Treino em FOCO Fisiologia do Treino de hoje, damos continuidade ao tema abordado semana passada, que foi o uso do adipômetro. Hoje discutimos as possibilidades de utilização de Dobras Cutâneas. Uma forma é realizar somatórios de DC de diferentes regiões corporais para realizar comparativos ao longo do tempo. O somatório de DC pode expressar ganhos ou perdas de gordura ... Leia Mais »

Como descobrir o Percentual de Gordura? – Adipômetro

Fisiologia do Treino 48 - Como descobrir percentual de gordura - adipometro

Os adipômetros, também conhecidos por “compasso de dobras cutâneas”, “plicômetros” e “espessímetros”, são utilizados para quantificação de dobras do tecido adiposo em pontos específicos corporais. No Treino em FOCO Fisiologia do Treino de hoje, o Profº Doutor João Moura fala sobre a utilização desse instrumento e comenta sobre algumas colocações dos nossos seguidores. Leia Mais »

Treinamento de força em programas de hipertrofia

quaificando o treino

Durante uma evolução longa do treinamento para AVM (aumento do volume muscular) pode ocorrer, em alguns momentos, uma estagnação da hipertrofia que vinha ocorrendo. Neste momento pode estar surgindo um barreira ao rendimento devido aos treinamentos, mesmos que intensos e progressivos, não estarem sendo suficientes para gerar quebra da homeostasia. Sem quebra da homeostasia não ocorre estímulo adequado para supercompensação ... Leia Mais »

Elementos elásticos Passivos do Sarcômero

Fisiologia do Treino 47 - Elementos Elásticos Passivos do Sarcômero

Hoje a série FISIOLOGIA DO TREINO aborda os componentes passivos (elásticos) do músculo, particularmente do sarcômero, na produção fisiológica de força. O trabalho de freio excêntrico do movimento realizado de forma balística apresenta componentes musculares que elevam a produção final de força do sarcômero muscular. Acompanhe o vídeo de hoje e entenda melhor estas questões. Leia Mais »

Produção fisiológica (sarcomial) de força

comprimento de sarcômero

O Sarcômero é uma estrutura microscópica da fibra muscular sendo considerada a menor unidade contrátil do músculo devido a sua capacidade de encurtar e gerar tensão muscular. Interações entre miofilamentos proteicos de miosina e actina G permitem a formação da estrutura fisiológica denominadas de pontes cruzadas capazes de produzir movimentos nos sarcômeros, ou seja, o seu movimento. A formação das ... Leia Mais »

Sarcômero – Como funciona a contração muscular

Fisiologia do Treino 45 - Sarcômero

Como o músculo se encurta? Já pensou nisso? Hoje o Treino em FOCO FISIOLOGIA DO TREINO da continuidade a análise da contração muscular. Na última postagem apresentamos a morfologia da fibra, miofibrila, sarcômero e miofilamentos, hoje apresentamos o funcionamento do sarcômero. A menor unidade contrátil muscular apresentam um funcionamento para gerar contração e força extremamente peculiar. Confira a postagem de ... Leia Mais »