Fisiologia da Corrida

Como Calcular Zona alvo de Treinamento Aeróbio

Please log in or register to do it.

O treinamento cardiovascular trabalha e condiciona fisicamente vários órgãos envolvidos no consumo de oxigênio, desde a absorção, o transporte e a utilização do mesmo no interior da fibra muscular. Porém, ao treinarmos aerobiamente devemos controlar a carga de esforço do mesmo. Para isso, o cálculo da zona alvo de intensidade é fundamental.

Com o cálculos da zona alvo produzimos uma janela onde o esforço físico deve ser aplicado. Assista a vídeo aula em destaque e aprenda com o professor João Moura como calcular a zona alvo de esforço aeróbio

 

Estrutura da Fibra Muscular
Remada alta na Polia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá Professor! Está de parabéns pelo vídeo, consegui entender muito bem o conteúdo! O seu site tem me ajudado muito a aprender e a colocar em prática os conhecimentos adquiridos tanto com a Universidade como no Treino em Foco! Após formar quero fazer uma especialização que me permita focar no emagrecimento, muito me interessa essa área!

    • Bom dia Johney. Agrademos por acompanhar o nosso trabalho. Ficamos felizes em saber que estamos ajudando. Abraço!

  2. Boa tarde,
    Primeiramente gostaria de parabenizar pelos videos, são muito bons.
    Sou um individuo que estou acima do peso, e quero REcomeçar a correr.
    Posso usar os treinos intervalados, e correr usando o indeçe de 60% para começar?,
    e com quantos intervalos devo começar.
    Seria possivel você disponibilizar a imagem do grafico que vc usa no video que ensina a calcular a zona alvo.
    Obrigado.

    • Bom dia Sandro! Recomendo que você assista este episódio que gravamos em no formato “semana temática” no qual faz uma abordagem sobre emagrecer. Confira: https://www.treinoemfoco.com.br/como-emagrecer/treino-intervalado-em-esteira-hiit/
      Não só recomendo este mas como todos os vídeos dessa série. O quanto acima do peso você está? Leve em consideração que se você estiver com alto índice de gordural corporal, em primeira instância, seria interessante realizar um trabalho de fortalecimento do aparelho locomotor devido a sobrecarga do seu peso durante uma corrida por exemplo. Quanto ao cálculo da Zona Alvo, não haveria necessidade de lhe mostrar um gráfico. Para saber como calcular a zona alvo basta você utilizar a fórmula de Karvonen: (220 – a sua idade), onde irá obter o valor da sua frequência cardíaca máxima. Após isso pegue o valor e multiplique por 0,4 ou 0,6 que, segundos dados da literatura, corresponde a porcentagem ideal para o processo de queima de gordura. (de 40 a 60% da frequência cardíaca máxima).

  3. Boa noite!
    Para saber minha frequência cardíaca na zona lipolítica devo utilizar o calculo da zona alvo de treinamento aeróbio,correto?as variáveis são 50%-65% ?
    Obrigada.

    • Sim Pati, esta é a intensidade em que, a princípio, haverá uma maior fatia de consumo de gorduras em trabalho aeróbio contínuo.

      Abraço