Tecido sanguíneo é constituído por plasma, leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas e, pelas hemácias ou eritrócitos.

tecido_sanguineo_treino_em_foco_exercicios_aerobios_corrida_oxigenio

O sangue ou tecido sanguíneo é constituído por 55% de plasma que é a porção liquida do sangue. O plasma sanguíneo por sua vez é formado por 92% de água, 7% por proteínas e 1% por moléculas orgânicas dissolvidas. Os leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas representam 1% do tecido sanguíneo. Os leucócitos tem por principal funções engolfar, ou seja, digerir partículas estranhas presentes no tecido sanguíneo. Por fim, as hemácias ou eritrócitos (glóbulos vermelhos) constituem cerca de 45% do tecido sanguíneo. Sua principal função é realizar o transporte do gás oxigênio dos pulmões para os tecidos e a remoção do dióxido de carbono dos tecidos levando-os até os pulmões para serem eliminados.

Quais as características do tecido sanguíneo?

O tecido sanguíneo ou sangue constitui um quarto do líquido extracelular, ou seja, meio interno que banha as células e também atua como intermediário entre as células e o meio externo. Tecido sanguíneo (sangue) é a porção circulante do líquido extracelular que tem como função principal transportar material (por exemplo o gás oxigênio para os diferentes tecidos) de uma parte do corpo para outra.

Em um homem que apresenta uma massa corporal de 70Kg o volume de tecido sanguíneo ou sangue presente no seu corpo é igual a cerca de 7% da sua massa corporal. Diante disso, os livros de fisiologia apresentam que um homem com essa massa corporal citada acima apresenta em torno de 5 litros de sangue. Entretanto, desse volume total dois litros são compostos de células sanguíneas e os outros três litros são compostos de plasma que representa a porção liquida do tecido sanguíneo.

Na sequência será descrito os elementos que formam o tecido sanguíneo.

tecido_saguineo_treino_em_foco_transporte_de_oxigenio_

Quais as características do plasma que constitui o tecido sanguíneo?

O plasma é a porção liquida do tecido sanguíneo ou do sangue, aonde os elementos celulares estão suspensos.  A água aparece como o principal elemento ou componente do plasma, correspondente a aproximadamente 92% do seu peso. As proteínas no plasma do tecido sanguíneo correspondem a 7%. Por fim, o 1% restante do plasma é ocupado por moléculas orgânicas dissolvidas como: aminoácidos, glicose, lipídeos e resíduos nitrogenados. Nesse 1% restante também temos a presença de íons como: sódio, potássio, cloreto, hidrogênio, vitaminas, oxigênio e dióxido de carbono dissolvidos.

O plasma do tecido sanguíneo tem por característica ser idêntico em composição ao liquido intersticial, entretanto como já vimos o plasma apresenta proteínas e isso o diferencia do liquido intersticial. As albuminas são os tipos de proteínas mais prevalentes no plasma, constituindo cerca de 60% do total de proteínas no plasma. Um ponto interessante a frisar é que as albuminas e outras nove proteínas, incluindo a globulinas, a proteína de coagulação fibrinogênio e a proteína transportadora de ferro a transferrina, constituem mais de 90% de todas as proteínas plasmática.

A presença de proteínas no plasma do tecido sanguíneo (sangue) torna a pressão osmótica do sangue mais lata do que a do líquido intersticial. Essa característica de gradiente osmótico tende a puxar a água do liquido intersticial para dentro dos capilares.  As proteínas pressentes no plasma do tecido sanguíneo participam de várias funções como: coagulação sanguínea e com isso atuando como defesa para invasores. Por fim, algumas proteínas atuam como carreadores para hormônios.

Além do plasma quais os outros elementos que constituem o tecido sanguíneo?

Além do plasma sanguíneo três elementos celulares são encontrados no sangue sendo eles: hemácias (células vermelhas) que também são denominadas de eritrócitos, as células brancas que são denominadas de leucócitos e as plaquetas.

tecido_sanguineo_treino_em_foco_oxigenio_sangue_transporte_de_oxigenio

Quais as principais características dos leucócitos no tecido sanguíneo?

No tecido sanguíneo ou sangue podem ser identificados cinco tipos de leucócitos sando eles: linfócitos, monócitos, neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Os tipos ou formas de leucócitos podem ser agrupados de acordo com as características morfológicas ou funcionais em comum. Os neutrófilos, os monócitos e os macrófagos são conhecidos coletivamente como fagócitos, pois podem engolfar e ingerir partículas estranhas no que estão circulando no tecido sanguíneo, como por exemplo bactérias. Por sua vez, os linfócitos muitas vezes são denominados de monócitos, pois tem como principal função produzir respostas imunitárias contra os invasores. Por fim, os basófilos, os eosinófilos e os neutrófilos são denominados granulócitos, pois contem em sua estrutura inclusões citoplasmáticas que lhes dão aparência granular.

Quais as principais funções dos eritrócitos(hemácias) que constituem o tecido sanguíneo?

No tecido sanguíneo os eritrócitos desempenham um papel chave no transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos e a remoção do dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões. Ou seja, a função principal dos eritrócitos é facilitar o transporte de oxigênio dos pulmões para as células e, o transporte do dióxido de carbono das células aos pulmões. Os eritrócitos são as células sanguíneas mais abundantes presente no tecido sanguíneo. Por exemplo um microlitro de sangue poderá conter mais de 5 milhões de eritrócitos(hemácias).

Dentro dos eritrócitos ou hemácias existe uma proteína denominada de hemoglobina. Por sua vez, dentro de cada molécula proteica de hemoglobina temos o elemento químico ferro, que está associado a essa molécula de hemoglobina. O elemento químico ferro está presente na hemoglobina pois é nesse elemento (ferro) que o oxigênio conectara-se para o seu transporte para os tecidos ou células do corpo. Quando o oxigênio está associado a hemoglobina que está dentro do eritrócito, a mesma passa a ser denominada de oxiemoglobina.

Quanto tempo vivem os eritrócitos no tecido sanguíneo?

Em um indivíduo saudável em média as os eritrócitos vivem em torno de 120 dias no tecido sanguíneo. Os eritrócitos velhos ficam cada vez mais frágeis. Dessa forma, podendo romper a medida que tentar comprimir-se para “passar” através do leito vascular estreitos dos capilares.

treino_em_foco_tecido_sanguineo_eritrocitos_hemacias_globulos_vermelhos

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e saibam quais os elementos que constituem o tecido sanguíneo.