Abdominal na barra paralela é uma excelente variação de exercício para trabalhar a musculatura da região abdominal e os músculos flexores do Quadril.

abdominal_barra_paralela_inciante_treino_em_foco

Abdominal na barra paralela é um ótimo exercício que podemos prescrever tanto para indivíduos iniciantes, intermediários e até mesmo avançados no treinamento. Para indivíduos iniciantes ele pode ser prescrito de forma leve, realizando apenas o movimento de flexão do Quadril, exigindo um trabalho dinâmico dos músculos que compõem os flexores do Quadril e um trabalho isométrico do músculos Reto abdominal e Oblíquos. Já para indivíduos intermediários ou avançados que apresentam um nível de força e coordenação corporal maior, ele pode ser realizado de forma mais intensa, aonde o praticante executará um movimento de flexão da coluna vertebral, exigindo um forte trabalho do músculos Reto abdominal.

Abdominal_barra_paralela_execução_avançado_treino_em_foco

Uma vantagem do exercício Abdominal na barra paralela é que ele pode ser executado em ambientes abertos, como por exemplo, na praia ou em parques que tenham a barra paralela. Dessa forma, fugindo da monotonia do trabalho dentro das salas de treinamento resistido com pesos ou musculação.

A seguir descreveremos as variações para praticantes iniciantes, intermediários e avançados.

Como executar a variação do Abdominal na barra paralela para indivíduos iniciantes?

Para iniciar o exercício o praticante deverá se posicionar em suspensa na barra, apoiando os antebraços e realizando a pegada com as mãos na barra. Nessa variação do Abdominal na barra paralela para iniciantes ocorrerá um trabalho isométrica das musculatura dos membros superiores para sustentar a posição inicial.

Abdominal_barra_paralela_treino_em_foco

Na sequência é interessante que o iniciante realize somente a flexão do Quadril e do Joelhos. Nessa variação ocorrerá um trabalho dinâmico dos músculos que compõem os flexores do Quadril (Reto Femoral, Iliopsoas e Sartório). Os músculos Reto Abdominal e Oblíquos interno e externo também atuaram só que de forma isométrica realizando a estabilização.

Então essa é a orientação de execução do Abdominal na barra paralela para um indivíduo iniciante, aonde ele somente executará o movimento de flexão e extensão o Quadril e Joelhos, com isso a carga de esforço tende a ser leve.

abdominal_barra_paralela_inciante_treino_em_foco

A variação do Abdominal na barra paralela que descreveremos a seguir, é um exercício mais intenso com maior eficiência para se trabalhar musculatura de Reto Abdominal. Indicado para indivíduos intermediários e experientes no treinamento.

Como executar a variação do exercício Abdominal na barra paralela para indivíduos intermediários e avançados?

O praticante deverá de posicionar também em suspensão na barra paralela como na variação descrita anteriormente. Antes de iniciar o movimento deverá realizar uma flexão do Quadril, ou seja, a posição inicial já será com uma prévia flexão do Quadril.

abdominal_barra_paralela_avançado_treino_em_foco

Na sequência a partir dessa previa flexão do Quadril o praticante iniciará o Abdominal na barra paralela executando um movimento de flexão da coluna vertebral (fase concêntrica), e na sequencia voltará a posição inicial (fase excêntrica). Essa variação para indivíduos intermediários e avançados exigirá muita força da musculatura de membros superiores para estabilizar a posição sobre a barra paralela.

Abdominal_barra_paralela_execução_avançado_treino_em_foco

Nesse exercício ocorrerá um forte trabalho do músculo Reto Abdominal, e de membros superiores como comentado anteriormente.

Seguidor não as orientações para executar corretamente o Abdominal na barra paralela.