Você está PRECISANDO emagrecer?

Quer saber como EXECUTAR um treinamento visando o emagrecimento?

E ainda, quer saber DICAS IMPORTANTES e ESTRATÉGIAS para potencializar seu treinamento visando o emagrecimento?

 

Hoje INICIAMOS uma semana temática no Treino em Foco, que terá como tema o emagrecimento. Nessa semana temática que será de segunda a sexta, iremos debater vários aspectos relacionados ao emagrecimento, não iremos ENCERRAR o assunto emagrecimento, pois existe muita informação, ou seja, muitas questões a serem analisadas no processo de emagrecimento. O objetivo do Treino Em Foco, nessa semana temática, sobre o emagrecimento é APONTAR alguns aspectos relacionados a esse tema, e mostrar para vocês seguidores, algumas POSSIBILIDADES que vocês podem utilizar no treinamento visando o emagrecimento.

Hoje, segunda-feira buscaremos fazer uma espécie de INTRODUÇÃO desse aspectos para vocês, e relacionando com todos os fatores gerais do emagrecimento. Para iniciar a discussão, diante de todas as POSSIBILIDADES que existem, tanto da parte de exercícios físicos, quanto da parte de dietas para emagrecimento, temos que pensar que a linha BIOLÓGICA e FISIOLÓGICA básica que rege esse processo é: CONSUMIRMOS MAIS CALORIAS DO QUE INGERIRMOS, por dia, por semana, por mês, e por ano. Se conseguirmos a cada dia, semana, mês ou ano, gastarmos mais CALORIAS do que consumirmos, consequentemente entraremos no processo de emagrecimento, toda e qualquer estratégia que venhamos a discutir essa semana e mostrar como fazer e cuidados para termos dentro desse tema, entrarão em acordo com esse conceito básico de emagrecimento.

 

Todas as DIETAS que surgem e que temos conhecimento, ou que são apresentadas em revistas, veem a partir dessa ideia, ou seja, fazer com que você CONSUMA MENOS energia, menos calorias, e com isso faça um déficit no balanço diário e semanal, e com isso venha a gerar um processo de emagrecimento. Obviamente a primeira estratégia que devemos discutir é: Como se encontra a sua DIETA?

Você tem um dieta que está pautada em alimentos HIPERCALÓRICOS, consequentemente será muito difícil entrar no processo de emagrecimento, por mais exercícios e atividades físicas que você faça, se você tiver uma dieta pautada em alimentos hipercalóricos dificilmente ocorrerá o emagrecimento. Porém se você modificar a sua dieta e começar a consumir alimentos que não tenha um aspecto hipercalórico, e sim, HIPOCALÓRICO você conseguirá entrar no processo de emagrecimento, lembrando que obviamente você deve procurar ajuda de um PROFISSIONAL DA ÁREA DA NUTRIÇÃO, pois ele é capacitado para lhe ajudar. Então procure um bom nutricionista para lhe ajudar no emagrecimento.

Como AUMENTAR o consumo de energia, visando o emagrecimento?

Pensando agora o que podemos fazer para aumentar o consumo de energia, podemos pensar então em mudar o nossos COTIDIANO, as atividades do nosso dia a dia, tornando-as mais ativas do ponto de vista FÍSICO e com isso consumindo mais energia. Vamos dar alguns EXEMPLOS para você entender essa estratégia: se você mora por exemplo em apartamento, e seu apartamento por exemplo é no terceiro andar, ao invés de toda vez que você chega em casa usar o ELEVADOR, você poderá usar as ESCADAS, o simples fato de subir até o terceiro andar, terá uma ATIVIDADE MUSCULAR, e obviamente essa atividade motora de subir fará você gastar energia. Outro aspecto se você passeia com o CACHORRO, você sempre vai a uma quadra de casa, pode-se mudar essa estratégia, ou seja, aumente o NUMERO de quadras que você passeia com seu cachorro, irá gastará mais energia, e auxiliará no emagrecimento. Então temos que entender que através de mudança das ATIVIDADES do nossos dia a dia, podemos aumentar O GASTO CALÓRICO e com isso contribuir par ao processo de emagrecimento.

Quais EXECÍCIOS FÍSICOS contribuem para o emagrecimento?

Pensando em exercícios físico, as ESTRATÉGIAS são várias, algumas que podem se adequar melhor para um indivíduo, outras passarão a ser interessante para outro indivíduo. Devemos INDIVIDUALIZAR essas estratégias, ENTÃO cabe ao profissional de EDUCAÇÃO FÍSICA, fazer uma ANAMNESE com o praticante que visa o emagrecimento, AFIM de conhecer seu cotidiano, seus interesses, o seu cotidiano, a partir disso definir uma ESTRATÉGIA COERENTE com esse praticante.

Podemos utilizar atividades que METABOLIZAM GORDURA durante o exercício, como: caminhada, natação, ciclismo, se o praticante estiver bem condicionado até mesmo a corrida pode ser interessante. Essas são atividades são normalmente chamamos de de Steady State, ou seja, atividades CONTINUAS, e que durante essa a atividade você tem um consumo de GLICOGÊNIO MUSCULAR, porém também de GORDURA, contribuindo pro emagrecimento.

A MUSCULAÇÃO também sendo treinada de forma intensa, ou o treinamento intervalado intenso, poderão gerar um EPOC, ou seja, um consumo excessivo de energia pós treino grande, lembrando que no EPOC, o maior parcela de energia é advinda da metabolização dos ÁCIDOS GRAXOS OU GORDURA, e auxiliando no emagrecimento.

Então SEGUIDOR, quer saber quais ESTRATÉGIAS utilizar para alcançar o emagrecimento acompanhe a vídeo aula de hoje e conheça as dicas sobre emagrecimento.