Para que medir os perímetros corporais na avaliação antropométrica?

No vídeo de hoje, ensinaremos a realizar as medidas dos vários perímetros corporais, que são necessários para a avaliação antropométrica completa. Ou seja, ensinaremos as medidas de alguns perímetros corporais que são necessários nas equações, que transformam esses dados em percentual de gordura, e outros são necessários para realizarmos o acompanhamento, por exemplo de área muscular do Braço, também da Coxa, assim como suas respectivas áreas magras. Então necessitamos medir os perímetros corporais para acompanhar o desenvolvimento morfológico e antropométrico do nosso cliente, e posteriormente tomarmos as decisões na a prescrição dos exercícios para constante evolução do nosso cliente.

 

Qual protocolo para realizar a medida dos perímetros corporais?

 

O protocolo e manuseio da fita métrica que é utilizada para realizar a medida dos perímetros corporais já foi mostrada em um outra vídeo aula. Hoje mostraremos a você o protocolo em si da medida dos perímetros corporais. Podemos começar medindo por exemplo o perímetro do Antebraço, é uma medida bem simples, você pegará o antebraço do seu cliente, posicionará a parte anterior do antebraço de frente para você, deverá verificar visualmente qual o ponto de maior perímetro do Antebraço, nesse ponto você pegará a fita métrica posicionará atrás do antebraço, é necessário que você estique a fita métrica, isso é um ponto importante, acomodar no ponto de maior perímetro do antebraço,  e realiza  a medida sem pressionar demasiadamente você realizará a medida do perímetro corporal.

Um ponto importante é que no momento que você coloca a fita métrica no corpo do avaliado para realizar a medida dos perímetros corporais, não deixar a fita frouxa e nem apertar muito a fita contra o corpo do avaliado, então a pressão da fita métrica sobre o contorno corporal deverá ser constante, ou seja, nem muito forte, e nem muito fraca. Na  sequência podemos medir o perímetro do Braço, você deverá solicitar que o indivíduo afasta lateralmente o braço do corpo levemente, a medida do perímetro corporal do seguimento Braço é exatamente sobre as marcações que foram feitas para realizar a medida da espessura da dobra cutânea Bicipital e Tricipital, o avaliador se posicionará lateralmente ao avaliado, identifica os pontos de marcação Bicipital e Tricipital, mas uma vez coloca a fita e estica a fita métrica, e realiza a medida do perímetro corporal do seguimento Braço, lembrando que a pressão não deverá ser nem fraca, e nem muito forte. Outros pontos de perímetros corporais, você visualizará no vídeo.

 

Quais cuidados é necessário ter para medida dos perímetros corporais?

 

A medida dos perímetros corporais com a fita métrica não é uma medida difícil, passa a ser uma medida relativamente fácil, desde que se tenha cuidado em todos os aspectos para realizar uma boa medida dos perímetros corporais como: fita métrica sempre deverá estar bem esticada, visualizar bem o ponto corporal que será medido o perímetro corporal, não pressionar demais a fita métrica, tomar cuidado para não deixar a fita métrica frouxa sobre o seguimento corporal, identificar fielmente os pontos anatômicos, se posicionar em relação ao avaliado de maneira  que se tenha a melhor visão possível do ponto do perímetro corporal a ser medido. Esses são pontos importantes para que você realiza corretamente a medida dos perímetros corporais, ou do perímetro corporal do seu cliente na avaliação antropométrica.

Então seguidor, não perca a vídeo aula de hoje e saiba como medir corretamente os perímetros corporais ou perímetro corporal do seu cliente.