Você sabe como manusear adequadamente o Adipômetro, para realizar a avaliação antropométrica?

Bom você como Personal Trainer, terá que avaliar seu cliente para gerar dados que identifiquem os critérios para prescrição de exercícios. E uma das avaliações mais importantes que existem são a de dobra cutânea, para posteriormente poder transformar os dados gerados em percentual de gordura do seu cliente, e ai poder avaliar se o percentual de gordura do seu cliente está elevado ou em um patamar adequado.

Para medir as dobras cutâneas é importante saber trabalhar e manusear, um instrumento importantíssimo que é o Adipômetro. Esse aparelho é que vamos utilizar para realizar a medida de dobra cutânea, e hoje mostraremos para você como manusear e como realizar a leitura. Então primeiramente, existem várias marcas desse aparelho, no Brasil as mais conhecidas são Cescorf, e Sanny, porém o funcionamento de todas as marcas geralmente é o mesmo. O Adipômetro é composto de: um relógio, tem uma haste fixa aonde você deverá segurar com o dedo polegar, e um haste móvel que deverá ser manuseada pelo dedo indicador juntamente com os outros três dedos. A mola do Adipômetro é fundamental, pois ela gera um pressão constante nas hastes, e o manuseio em si do Adipômetro depois de realizar um certo treinamento se torna simples. Ou seja, você deverá manusear o aparelho com o dorso da mão, e o polegar, apenas com essa manobra você conseguirá manusear com firmeza o Adipômetro.

Ou outros dedos da mão você utilizará para dar uma segurança maior no momento do manuseio, porém o controle mais forte é do polegar e do dorso da mão. Já o dedo indicador e médio são utilizados para gerar a abertura da haste do Adipômetro, para finalizar você deverá pegar no cabo do Adipômetro com o polegar, utilizará o dorso da mão, e utilizar os dedos indicador e médio para manusear a haste móvel, esse é o manuseio básico e correto do Adipômetro, para medida das dobras cutâneas da avaliação antropométrica.

Como realizar a leitura do relógio do Adipômetro?

Um ponto importante é o avaliador executar a leitura corretamente da espessura da dobra cutânea através do relógio do Adipômetro. No aparelho podemos notar que temos dois relógios um maior e outro menor, o relógio maior gira no sentido horário, e o menor no sentido anti-horário. Analisando primeiro o relógio maior, temos uma medida de milímetros de espessura ou de abertura das haste móvel. Quando o relógio menor marcar por exemplo 1, isso significa que o relógio maior deu uma volta inteira nos sentido horário, e isso representa um valor de 10 milímetros, conforme vamos girando o relógio maior partindo do zero, o relógio menor irá se aproximando do 1. Agora se você dar duas voltas completas no relógio maior, consequentemente o relógio menor apontará o número dois, que significa 20 milímetros, e assim por diante. Então essa é forma que se realiza a leitura da espessura da dobra cutânea no relógio do Adipômetro, mais detalhes serão apresentamos no vídeo.

É importante notar que o relógio menor representa o número de voltas que o relógio maior realizou.

 

Então seguidor acompanhe a vídeo aula de hoje, a e aprenda como manusear e efetuar a leitura dos valores da espessura de dobra cutânea geradas pelo Adipômetro na avaliação antropométrica.