Na execução do exercício de encolhimento de ombros na polia, os músculos elevadores da escapula serão acionados tanto na fase concêntrica como excêntrica do movimento.

trapézio_treino_em_foco_encolhimento_de_ombros

Quais os músculos que serão acionados durante a fase concêntrica e excêntrica do exercício do encolhimento de ombros na polia?

Para a execução do encolhimento de ombros na polia, o personal trainer deverá primeiramente orientar o seu cliente a posicionar-se de frente para a polia. Em seguida, deverá solicitar que ele (cliente) realize a pegada na barra, posicionando as mãos sobre a barra aproximadamente da largura dos ombros. Na sequência, o personal trainer deverá orientar que o seu cliente realize um afastamento lateral e anteroposterior dos pés. Ambos posicionamentos, tem por objetivo estabilizar o corpo para a execução do exercício. Por fim, o cliente deverá ser orientado a manter as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral preservadas. Realizado esse posicionamento descrito acima, o cliente estará apto para iniciar a execução do encolhimento de ombros na polia.

Para isso, o personal trainer deverá orientar o seu cliente durante a fase concêntrica a executar um movimento de elevação dos ombros, vencendo a resistência, advinda das placas de peso. Ao realizar esse movimento (elevação dos ombros), consequentemente ocorrerá uma elevação das escapulas. Diante disso, para executar os movimentos descritos acima, ocorrerá o acionamento em contração concêntrica dos músculos trapézio fibras superiores ou descendentes, elevador da escápula e romboides maior e menor.

Já durante a fase excêntrica do movimento, o cliente deixara-se vencer pela resistência. Assim, ela (resistência) produzirá o movimento de depressão escapular e dos ombros. Diante disso, o cliente deverá frear esse movimento produzido pela resistência. Portanto, nessa fase do exercício ocorrerá a solicitação dos mesmos músculos que são acionados durante a fase concêntrica (trapézio fibras superiores, elevador da escápula e romboides). Entretanto, nesta fase esses músculos irão realizar uma contração excêntrica, para frear o movimento de depressão escápula e dos ombros produzido pela resistência.

trapézio_treino_em_foco_encolhimento_de_ombros

Quais os músculos que deverão relaxar ou alongar, principalmente durante a fase concêntrica do exercício de encolhimento de ombros na polia?

Como descrito acima no texto, durante a fase concêntrica do encolhimento de ombros na polia, o cliente deverá realizar os movimentos de elevação das escapulas e dos ombros. Dessa forma, para que esses movimentos venham a ocorrer os músculos que realizam o movimento de depressão escapular deverão alongar ou relaxar. Diante disso, durante essa fase do exercício (fase concêntrica) os músculos trapézio fibras inferiores ou ascendentes, peitoral menor e serrátil anterior deverão relaxar para que se possa produzir de forma adequada o movimento de elevação das escápulas e dos ombros.

Por fim, é necessário reforçar, que durante a fase excêntrica do movimento quem produzirá o movimento de depressão das escápulas e dos ombros é a resistência, ou seja as placas de peso. Assim, os músculos depressores escapulares (trapézio fibras inferiores, peitoral menor e serrátil anterior) não serão acionados para produzir esse movimento.

trapézio_treino_em_foco_encolhimento_de_ombros

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e saibam quais músculos que são acionados durante fase concêntrica, excêntrica e os antagonistas na execução do exercício de encolhimento de ombros na polia.