Graviton para membros inferiores, é uma excelente estratégia para se treinar a musculatura de Quadríceps, Isquiotibiais, e Glúteo Máximo unilateralmente, pois além de eficiente para essas musculaturas é um exercício seguro para praticante iniciantes e avançados.

graviton_membros_inferiores_treino_em_foco

Como sabemos existem vários exercícios para se treinar com eficiência a musculatura de Quadríceps, Isquiotibiais, e Glúteo, como: Agachamento, Leg Press, cadeira extensora e flexora, mesa flexora, stiff, entre outras variações. Porém uma ótima estratégia para se utilizar com indivíduos iniciantes na musculação, ou até mesmo praticantes intermediários e avançados, que estão com alguma dificuldade na técnica de execução em algum exercício, é utilizar o aparelho Graviton para membros inferiores, pois é um excelente estratégia para se trabalhar com eficiência e unilateralmente a musculatura de membros inferiores.

O treino em foco já gravou outros dois programas sobre a utilização do aparelho Graviton na musculação.

Acesse o link: Como fazer a puxada no Graviton?

Acesse o link: Conheça a variação da puxada no Graviton

Quais cuidados tomar no momento de executar o  Graviton para membros inferiores?

Alguns cuidados no momento da execução são importantes para que não ocorra erros técnicos , e que venham a lhe causar algum tipo de lesão.

O praticante deve subir na máquina, segurar nas barras laterais, e colocar um pé sobre a resistência do aparelho. Em seguida deverá baixar a resistência, e posicionar o pé contralateral no solo, lembrando que o afastamento do pé que está na resistência e o contralateral que está no solo, deverá ser da largura dos Quadris, para não forçar as articulações. O joelho do pé que está em contato com solo deverá estar posicionado com uma leve semiflexão, e a coluna deverá estar alinhada mantendo suas curvaturas naturais e fisiológicas.

Todos esses cuidados citados, são no intuito de estabilizar da melhor forma possível o corpo do executante. Agora na sequência descrevemos o movimento do Graviton para membros inferiores.

 

Como executar o movimento do exercício Graviton para membros inferiores?

Na fase excêntrica do exercício, ocorre uma flexão do joelho e Quadril, já na fase concêntrica do movimento aonde o praticante deverá vencer a resistência ou quilagem imposta no aparelho, realizará uma extensão do joelho e Quadril.

 

Quais os músculos que são trabalhados na fase excêntrica e concêntrica?

Na fase concêntrica temos o trabalho dinâmico de: Quadríceps, realizando a extensão do joelho. Ocorre também o trabalho dos Isquiotibiais, e Glúteo Máximo, para realizar o movimento de extensão do Quadril.

graviton_membros_inferiores_fase_concentica

Fase excêntrica: nessa fase do exercício Graviton para membros inferiores, ocorre o trabalho também da musculatura do Quadríceps, Isquiotibiais, e Glúteo Máximo, porém agora realizando o freio excêntrico do movimento.

graviton_membros_inferiores_fase_excentrica

Também ocorre trabalho da musculatura de Oblíquos, reto abdominal, Quadrado Lombar, e os alguns músculos os membros superiores, atuam isometricamente para estabilizar o corpo do praticante.  Agora descreveremos alguns detalhes importantes do Graviton para membros inferiores.

 

Até que ângulo realizar a fase excêntrica do movimento?

Se o praticante exagerar na fase excêntrica do movimento, acabará ocorrendo uma retroversão da pelve, com isso invertendo e retificando a curvatura de lordose lombar. Então o ponto aonde o praticante deve inverter o movimento excêntrico, e voltar a realizar a fase concêntrica, dependerá muito da questão da retroversão pélvica, ou seja, o praticante deve retomar a fase concêntrica do movimento antes que ocorra a retroversão pélvica.

graviton_membros_inferiores_retroversão_pelve

Outro ponto a ser analisado e cuidado no Graviton para membros inferiores, é verificar o alinhamento vertical da coluna vertebral, para que, a pelve não fique “rodando” transversalmente. Então é importante que se mantenha uma estabilização da pelve na horizontal.

Como a carga no momento do exercício é unilateral, ela tenderá a elevar a pelve para cima, fazendo com que a pelve incline e perca o alinhamento horizontal ideal, e isso não é interessante, então é preciso manter ao máximo um alinhamento horizontal da pelve.

graviton_membros_inferiores_equilibrio_pélvico

Então seguidor não perca o análise de exercício de hoje, e conheça a variação no Graviton para membros inferiores.